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Título: ANÁLISE DO PLANO DE ESTRUTURAÇÃO URBANA DAS VARGENS, RIO DE JANEIRO, COM CONSIDERAÇÕES SOBRE MOBILIDADE URBANA SUSTENTÁVEL, INFRAESTRUTURA E CONDIÇÕES SÓCIO AMBIENTAIS
Autor: FLAVIA MORETZ SOHN CANTHE
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  CELSO ROMANEL - ORIENTADOR
STEPHAN HOFFMANN - COORIENTADOR

Nº do Conteudo: 67145
Catalogação:  27/06/2024 Liberação: 27/06/2024 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=67145&idi=1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=67145&idi=2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.67145

Resumo:
A pesquisa faz uma análise crítica do Plano de Estruturação Urbana de Vargens, das características geofísicas locais, a infraestrutura atual, os serviços de transporte, a relação entre esses e a população, as alternativas modais, a preservação da ecologia urbana e os nós de conflito detectados no projeto conhecido como PEU das Vargens, apresentado pela prefeitura do Rio de Janeiro. Na busca por referências bem sucedidas de planejamento e prática da mobilidade urbana sustentável pelo mundo, o movimento para desestimular o uso do veículo individual motorizado e fomentar o uso dos meios de transporte ativo e o coletivo menos poluente, é através de infraestrutura integrada onde as malhas rodoviária, ferroviária e cicloviária se desenvolvem e se complementam. O modelo do planejamento da mobilidade em Berlim foi usado como referência das iniciativas de planejamento e práticas de humanização da territorialidade para a unificação sócio-espacial da cidade antes dividida. A bicicleta é inserida no planejamento viário, e cada vez mais assume o papel de principal modal para curtas e médias distâncias e também como alimentadora do sistema de transporte ferroviário urbano e regional, o equivalente ao nosso VLT e trem. O estudo dos casos e os dados obtidos permitiram identificar medidas tangíveis para a mitigação dos impactos urbanos negativos ao meio ambiente e sugerir alternativas para enfrentar os desafios da mobilidade em Vargens, visando à ampla acessibilidade e equidade na distribuição do espaço público de circulação, valorizando a caminhabilidade e mobilidade ativa, na direção de um modelo de mobilidade urbana sustentável, que equilibre o adensamento demográfico e a adaptação às mudanças climáticas para a baixada das Vargens.

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