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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: ANÁLISE DO PLANO DE ESTRUTURAÇÃO URBANA DAS VARGENS, RIO DE JANEIRO, COM CONSIDERAÇÕES SOBRE MOBILIDADE URBANA SUSTENTÁVEL, INFRAESTRUTURA E CONDIÇÕES SÓCIO AMBIENTAIS Autor: FLAVIA MORETZ SOHN CANTHE
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
CELSO ROMANEL - ORIENTADOR
STEPHAN HOFFMANN - COORIENTADOR
Nº do Conteudo: 67145
Catalogação: 27/06/2024 Liberação: 27/06/2024 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=67145&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=67145&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.67145
Resumo:
Título: ANÁLISE DO PLANO DE ESTRUTURAÇÃO URBANA DAS VARGENS, RIO DE JANEIRO, COM CONSIDERAÇÕES SOBRE MOBILIDADE URBANA SUSTENTÁVEL, INFRAESTRUTURA E CONDIÇÕES SÓCIO AMBIENTAIS Autor: FLAVIA MORETZ SOHN CANTHE
STEPHAN HOFFMANN - COORIENTADOR
Nº do Conteudo: 67145
Catalogação: 27/06/2024 Liberação: 27/06/2024 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=67145&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=67145&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.67145
Resumo:
A pesquisa faz uma análise crítica do Plano de Estruturação Urbana de
Vargens, das características geofísicas locais, a infraestrutura atual, os serviços de
transporte, a relação entre esses e a população, as alternativas modais, a
preservação da ecologia urbana e os nós de conflito detectados no projeto
conhecido como PEU das Vargens, apresentado pela prefeitura do Rio de Janeiro.
Na busca por referências bem sucedidas de planejamento e prática da mobilidade
urbana sustentável pelo mundo, o movimento para desestimular o uso do veículo
individual motorizado e fomentar o uso dos meios de transporte ativo e o coletivo
menos poluente, é através de infraestrutura integrada onde as malhas rodoviária,
ferroviária e cicloviária se desenvolvem e se complementam. O modelo do
planejamento da mobilidade em Berlim foi usado como referência das iniciativas
de planejamento e práticas de humanização da territorialidade para a unificação
sócio-espacial da cidade antes dividida. A bicicleta é inserida no planejamento
viário, e cada vez mais assume o papel de principal modal para curtas e médias
distâncias e também como alimentadora do sistema de transporte ferroviário
urbano e regional, o equivalente ao nosso VLT e trem. O estudo dos casos e os
dados obtidos permitiram identificar medidas tangíveis para a mitigação dos
impactos urbanos negativos ao meio ambiente e sugerir alternativas para enfrentar
os desafios da mobilidade em Vargens, visando à ampla acessibilidade e equidade
na distribuição do espaço público de circulação, valorizando a caminhabilidade e
mobilidade ativa, na direção de um modelo de mobilidade urbana sustentável, que
equilibre o adensamento demográfico e a adaptação às mudanças climáticas para a
baixada das Vargens.
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |