XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: ADVERTISING AS A RESOURCE FOR CONTEXTUALIZATION IN THE TEACHING OF GERMAN AS A FOREIGN LANGUAGE (GFL) Autor: MERGENFEL A VAZ FERREIRA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
BARBARA JANE WILCOX HEMAIS - ADVISOR
Nº do Conteudo: 6698
Catalogação: 21/07/2005 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=6698@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=6698@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.6698
Resumo:
Título: ADVERTISING AS A RESOURCE FOR CONTEXTUALIZATION IN THE TEACHING OF GERMAN AS A FOREIGN LANGUAGE (GFL) Autor: MERGENFEL A VAZ FERREIRA
Nº do Conteudo: 6698
Catalogação: 21/07/2005 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=6698@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=6698@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.6698
Resumo:
From the view that language is a social construct that is
inseparable from its
situational and cultural context, the main objective of
the present study is to
describe and analyze German advertisements in printed
form, focusing on the
relationship between their verbal and non-verbal
components. The analysis is
primarily based on the principles of Halliday`s (1994)
systemic-functional
grammar and on the categories in the visual grammar of
Kress and van Leeuwen
(1996). Thus, the description and analysis of the
linguistic and extra-linguistic
components in the advertisements are used to observe the
relationships between
the advertisements as genre. In addition to the analysis
of the verbal and nonverbal
features of advertisements, the study made use of a
questionnaire
distributed to professionals that teach German as a
foreign language in various
institutions in Rio de Janeiro. In light of the responses
to the questionnaire, the
present study discusses questions related to how culture
is approached in the
classroom and whether visual elements are significantly
explored in the teaching
materials used by these teachers. The aim of the research
is twofold: it proposes
the importance of encouraging contextualized foreign
language teaching and it
attempts to contribute to the discussion on the teaching
of German as a foreign
language, from a multiple perspective that includes genre,
context, culture and
visual communication.