$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Formato DC |



Título: O ANÚNCIO PUBLICITÁRIO COMO RECURSO PEDAGÓGICO CONTEXTUALIZADOR DO ALEMÃO COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA (ALE)
Autor: MERGENFEL A VAZ FERREIRA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  BARBARA JANE WILCOX HEMAIS - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 6698
Catalogação:  21/07/2005 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=6698@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=6698@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.6698

Resumo:
Pensando a linguagem como um construto social inseparável do contexto situacional e cultural em que está ancorada, este estudo tem por objetivo principal descrever e analisar anúncios publicitários alemães veiculados na mídia impressa, verificando nos mesmos as relações entre seus diferentes componentes verbais e não-verbais. Esta análise baseou-se fundamentalmente nos pressupostos da Gramática Sistêmico-Funcional (Halliday, 1994), assim como nas categorias da Gramática Visual (Kress e Van Leeuwen, 1996). Deste modo, a descrição e análise dos componentes lingüísticos e extralingüísticos dos anúncios são usadas para a observação das possíveis relações entre língua e contexto. Somando-se à análise das propriedades verbais e não-verbais dos anúncios, este estudo fez uso de um questionário distribuído a professores de Alemão como Língua Estrangeira (ALE), atuantes em diferentes instituições de ensino desta língua na cidade do Rio de Janeiro. Através das respostas ao questionário, o presente trabalho discute questões relacionadas à abordagem dos aspectos culturais nas aulas de ALE, assim como o uso e exploração significativos dos elementos visuais presentes nos diversos materiais de ensino utilizados pelos professores. Salientando, então, a importância de se promover um ensino da LE contextualizada, este estudo pretende também contribuir para a discussão que envolve o ensino de ALE, trazendo em seu escopo teorias que tratam de gêneros textuais, contexto, cultura e comunicação visual.

Descrição Arquivo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS  PDF  
CAPÍTULO 1  PDF  
CAPÍTULO 2  PDF  
CAPÍTULO 3  PDF  
CAPÍTULO 4  PDF  
CAPÍTULO 5  PDF  
CAPÍTULO 6  PDF  
CAPÍTULO 7  PDF  
BIBLIOGRAFIA E ANEXOS  PDF  
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui