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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: ABORDAGENS DA CONDIÇÃO FEMININA EM PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DA EDUCAÇÃO FORMAL EM PRESÍDIO FEMININO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO Autor: LIVIA SILVA DE SOUZA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
ROSALIA MARIA DUARTE - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 66754
Catalogação: 16/05/2024 Liberação: 27/05/2024 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=66754&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=66754&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.66754
Resumo:
Título: ABORDAGENS DA CONDIÇÃO FEMININA EM PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DA EDUCAÇÃO FORMAL EM PRESÍDIO FEMININO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO Autor: LIVIA SILVA DE SOUZA
Nº do Conteudo: 66754
Catalogação: 16/05/2024 Liberação: 27/05/2024 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=66754&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=66754&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.66754
Resumo:
Esta dissertação teve como objetivo compreender e analisar temas relacionados à condição
feminina em práticas pedagógicas de professores em uma instituição escolar localizada em um
presídio feminino do Rio de Janeiro. Entende-se como condição feminina as relações
construídas e transformadas por questões econômicas, raciais, políticas e culturais que afetam
a vida e a posição das mulheres na sociedade. A pesquisa teve como objetivos subsidiários: a)
identificar e descrever práticas pedagógicas, implementadas em uma escola em presídio
feminino; b) analisar materiais didáticos que dão suporte às práticas pedagógicas; c) identificar
possíveis abordagens de temas relacionados à condição feminina por parte de professores e
também das alunas. Optou-se por uma pesquisa qualitativa instrumentalizada pela observação
participante, com registro em diário de campo e entrevistas semiestruturadas com 4 professores
e com a coordenadora da escola onde a pesquisa foi realizada. O material empírico produzido
a partir das observações e das entrevistas foi submetido à análise de conteúdo clássica. Para
contextualização do campo de pesquisa, foram utilizados dados disponíveis sobre cárceres
femininos, em especial, os relatórios do Sistema de Informações do Departamento
Penitenciário Nacional. A base teórica se ancora na literatura sobre o sistema prisional
brasileiro e sobre a escola na prisão, além de estudos sobre a mulher encarcerada. Os resultados
indicam que existe uma carência de propostas pedagógicas intencionalmente voltadas à
abordagem de temas relacionados à condição feminina. No entanto, as alunas aproveitam
abordagens de conteúdos curriculares não relacionados ao tema para relatar e discutir
problemas que dizem respeito a ser mulher na prisão. A instituição escolar por vezes reforça o
poder disciplinar e a invisibilidade dos sujeitos privados de liberdade.
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |