XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: STRATEGIES PROMOTING MOTIVATION FOR THE TEACHING OF BIOLOGY IN HIGH SCHOOL: A BIBLIOGRAPHICAL RESEARCH Autor: ADRIANA QUINTANILHA DA SILVA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
ROSALIA MARIA DUARTE - ADVISOR
Nº do Conteudo: 66720
Catalogação: 15/05/2024 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: SENIOR PROJECT
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=66720&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=66720&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.66720
Resumo:
Título: STRATEGIES PROMOTING MOTIVATION FOR THE TEACHING OF BIOLOGY IN HIGH SCHOOL: A BIBLIOGRAPHICAL RESEARCH Autor: ADRIANA QUINTANILHA DA SILVA
Nº do Conteudo: 66720
Catalogação: 15/05/2024 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: SENIOR PROJECT
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=66720&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=66720&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.66720
Resumo:
In the school context, motivation is an important aspect of the learning process in
the classroom, because the intensity and quality of the involvement required to learn
depends very much on it. Therefore, student motivation is considered as the main
determinant of success and school quality. In Brazil, the processes involving science and
biology teaching are often abstract and permeated by a traditional and mechanistic
approach to teaching, in which there is a prevalence of information transmission,
reception, lack of association of contents with everyday life, and memorization. This work
aimed to list and analyze strategies that promote and / or are associated to the motivation
to learn biology among high school students in Brazil and other countries in relation to
the methodological practices and pedagogical actions used by teachers for this purpose.
From the search in the portals and periodicals 16 articles, published between 2007 and
2017, were selected according to the established criteria to reach the objectives of this
research. Of the 16 articles selected, 10 are from Brazil, two from Kenya, and one from
the USA, Turkey, Indonesia and Nigeria. Of the articles selected from Brazil: four are
from São Paulo, two from Rio Grande do Sul. The results showed that strategic
pedagogical activities and practices that stimulate metacognition, as well as the content
being contextualized with students everyday life, the induction of group discussions, the
support of the school, TIC use, didactic plurality and sequence, and proposed problem
solving resulted in an increase in students motivational levels.
Descrição | Arquivo |
COMPLETE |
PDF ![]() |