$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Formato DC |



Título: STRATEGIES PROMOTING MOTIVATION FOR THE TEACHING OF BIOLOGY IN HIGH SCHOOL: A BIBLIOGRAPHICAL RESEARCH
Autor: ADRIANA QUINTANILHA DA SILVA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  ROSALIA MARIA DUARTE - ADVISOR
Nº do Conteudo: 66720
Catalogação:  15/05/2024 Idioma(s):  PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo:  TEXT Subtipo:  SENIOR PROJECT
Natureza:  SCHOLARLY PUBLICATION
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=66720&idi=1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=66720&idi=2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.66720

Resumo:
In the school context, motivation is an important aspect of the learning process in the classroom, because the intensity and quality of the involvement required to learn depends very much on it. Therefore, student motivation is considered as the main determinant of success and school quality. In Brazil, the processes involving science and biology teaching are often abstract and permeated by a traditional and mechanistic approach to teaching, in which there is a prevalence of information transmission, reception, lack of association of contents with everyday life, and memorization. This work aimed to list and analyze strategies that promote and / or are associated to the motivation to learn biology among high school students in Brazil and other countries in relation to the methodological practices and pedagogical actions used by teachers for this purpose. From the search in the portals and periodicals 16 articles, published between 2007 and 2017, were selected according to the established criteria to reach the objectives of this research. Of the 16 articles selected, 10 are from Brazil, two from Kenya, and one from the USA, Turkey, Indonesia and Nigeria. Of the articles selected from Brazil: four are from São Paulo, two from Rio Grande do Sul. The results showed that strategic pedagogical activities and practices that stimulate metacognition, as well as the content being contextualized with students everyday life, the induction of group discussions, the support of the school, TIC use, didactic plurality and sequence, and proposed problem solving resulted in an increase in students motivational levels.

Descrição Arquivo
COMPLETE  PDF  
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui