XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: ESTRATÉGIAS PROMOTORAS DE MOTIVAÇÃO PARA O ENSINO DE BIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO: UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA Autor: ADRIANA QUINTANILHA DA SILVA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
ROSALIA MARIA DUARTE - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 66720
Catalogação: 15/05/2024 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=66720&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=66720&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.66720
Resumo:
Título: ESTRATÉGIAS PROMOTORAS DE MOTIVAÇÃO PARA O ENSINO DE BIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO: UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA Autor: ADRIANA QUINTANILHA DA SILVA
Nº do Conteudo: 66720
Catalogação: 15/05/2024 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=66720&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=66720&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.66720
Resumo:
No contexto escolar, a motivação é um aspecto importante no processo de
aprendizagem em sala de aula, pois a intensidade e a qualidade do envolvimento exigido
para aprender dependem muito dela. Assim sendo, a motivação do aluno é considerada
como determinante principal do êxito e da qualidade escolar. No Brasil, os processos que
envolvem o ensino de ciências e biologia são, muitas vezes, abstratos e permeados por
uma abordagem tradicional e mecanicista de ensino, nos quais há prevalência da
transmissão-recepção de informações, falta de associação dos conteúdos ao cotidiano e a
memorização. Esse trabalho objetivou listar e analisar estratégias que promovam e/ou
estejam associadas à motivação para aprender biologia entre estudantes do ensino médio
no Brasil e de outros países com relação às práticas metodológicas e ações pedagógicas
utilizadas pelos professores para essa finalidade. Da busca nos portais e periódicos 16
artigos, publicados entre 2007 e 2017, foram selecionados de acordo com os critérios
estabelecidos para atingir os objetivos dessa pesquisa. Dos 16 artigos selecionados, 10
são do Brasil, dois do Quênia, e um dos EUA, Turquia, Indonésia e Nigéria. Dos artigos
selecionados do Brasil: quatro são de São Paulo, dois do Rio Grande do Sul; um do Rio
de Janeiro, Minas Gerais, Pará e Goiás. Os resultaram mostraram que as atividades e
práticas pedagógicas estratégicas que estimulam a metacognição, assim como o conteúdo
estar contextualizado com o cotidiano dos estudantes, a indução de discussões em grupo,
o apoio da escola, o uso de TIC, pluralidade e sequência didáticas, e resolução de
problemas propostos resultaram em um aumento dos níveis motivacionais dos estudantes.
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |