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Título: ECLESIO-ÉTICA DA LUMEN GENTIUM: JUSTIÇA E CARIDADE
Autor: WAGNER AUGUSTO MORAES DOS SANTOS
Instituição:  -
Colaborador(es):  -
Nº do Conteudo: 66565
Catalogação:  03/05/2024 Liberação: 10/05/2024 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  ARTIGO
Natureza:  PUBLICAÇÃO
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=66565&idi=1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=66565&idi=2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.ATeo.66565

Resumo:
Em 1993, o Conselho Mundial de Igrejas, na sua seção fé e constituição, iniciou um estudo sobre a relação entre a eclesiologia e a ética nas diversas denominações cristãs. Naquela ocasião, o documento Costly Unity marcou a proposta de conceber a Igreja como uma comunidade moral que serve a justiça, a paz e a integridade da criação. No ambiente católico, a proposta teve duas reações, por um lado, estavam os teólogos que acreditavam essa acepção ser verdadeira devido à crescente importância da Doutrina Social da Igreja para a evangelização; por outro lado, estavam os pensadores que mencionavam não ser apropriado dar à ética o peso que, propriamente, deveria ser da Eucaristia. Neste momento em que a Igreja reflete novamente sobre seu modo apropriado de existir no mundo contemporâneo, este artigo se propõe a seguinte questão: é possível entender a Igreja como comunidade moral a partir da eclesiologia do Concílio Vaticano II? Para responder esta pergunta, o artigo se divide em duas partes, respectivamente intituladas, o sentido eclesio-ético da origem trinitária da Igreja, o sentido eclesio-ético da relação entre carisma e hierarquia.

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