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Título: FAZEDORAS DE CARNAVAIS: O TRABALHO FEMININO NAS ESCOLAS DE SAMBA DO GRUPO ESPECIAL DO RIODE JANEIRO
Autor: DESIREE BASTOS DE ALMEIDA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  NILTON GONCALVES GAMBA JUNIOR - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 65359
Catalogação:  07/12/2023 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=65359@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=65359@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.65359

Resumo:
Esta tese reflete sobre as circunstâncias do trabalho desenvolvido pelas mulheres nas Escolas de Samba do Rio de Janeiro. O caminho percorrido para a discussão dos paradigmas femininos nessas agremiações parte do contexto de origem das Escolas de Samba cariocas e das inclusões e exclusões femininas neste processo, assim como dos seus atravessamentos por sistemas como o Estado, Indústria Cultural e criminalidade, que explicam muito das formas de construção e manutenção do feminino nestes espaços. Da mesma forma, a cultura de massa, com as transmissões televisivas, é utilizada como objeto de análise na investigação de uma consolidação do feminino no imaginário social, cujos impactos se dão não somente no âmbito objetivo – na forma como essas trabalhadoras são tratadas nos barracões – mas também no âmbito subjetivo, ao fomentar mitologias femininas que endossam, nessas mulheres, uma alienação em relação à própria condição. Além disso, a observação em campo do espaço ocupado por mulheres nos barracões e as formas de divisão sexual do trabalho existentes nestes locais, servem para refletirmos sobre a condição contemporânea do trabalho feminino que produz os desfiles das Escolas de Samba do Rio de Janeiro. Por fim, através de um trabalho prático, que envolve um registro fílmico em campo de algumas trabalhadoras e seus ofícios nos barracões das Escolas de Samba, pretende-se não somente registrar a presença feminina nestes espaços, mas também valorizar seus saberes e, assim, apontar possíveis alternativas de sustentabilidade para estas fazedoras de carnaval descoladas dos sistemas valorativos que regem o feminino nas Escolas de Samba, revelando outras práticas sociais de trabalho na relação artista/artesão, fazedor trabalhador.

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