XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: VENHAM OUVIR O MUSEU DO IPIRANGA...: UM ESTUDO SOBRE A DIVULGAÇÃO DA HISTÓRIA E DO MUSEU EM UM PROGRAMA DE RÁDIO (1951-1953) Autor: ROMNEY ANDERSON LEMOS DE LIMA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
JUCARA DA SILVA BARBOSA DE MELLO - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 65078
Catalogação: 23/11/2023 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=65078@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=65078@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.65078
Resumo:
Título: VENHAM OUVIR O MUSEU DO IPIRANGA...: UM ESTUDO SOBRE A DIVULGAÇÃO DA HISTÓRIA E DO MUSEU EM UM PROGRAMA DE RÁDIO (1951-1953) Autor: ROMNEY ANDERSON LEMOS DE LIMA
Nº do Conteudo: 65078
Catalogação: 23/11/2023 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=65078@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=65078@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.65078
Resumo:
O propósito desta dissertação é analisar o programa de rádio Museu do
Ipiranga, produzido por Osvaldo Moles e veiculado pela Rádio Bandeirantes de São
Paulo, entre 1951 e 1953. Nesse sentido, procura-se identificar os conceitos de
história e museu produzidos e divulgados no programa, bem como compreender as
metodologias de ensino e divulgação. Para isso, faço uma “descrição densa” dos
áudios e roteiros do trailer e do programa de estreia, buscando também, perceber a
comunicação que se buscava estabelecer com os ouvintes. Além disso, procurei
entender a trajetória, as redes de sociabilidade e a categoria de intelectual-mediador
de Osvaldo Moles e seu interesse por programas como Museu do Ipiranga, haja vista
não ser um programa de apelo mercadológico. O papel de Sérgio Buarque de
Holanda na produção do programa e sua contribuição, não só como historiador, mas
também como diretor do Museu Paulista à época, também é objeto de estudo deste
trabalho. Para finalizar, foram estudadas a projeção, a repercussão e a recepção do
programa em outras mídias, como os jornais, e nos índices de audiência, no sentido
de avaliar o impacto do programa Museu do Ipiranga.
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |