$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC |



Título: FIGURATIONS OF LABOR IN BRAZILIAN FICTION CINEMA OF THE 21ST CENTURY: CONTINUITIES AND UPDATES
Autor: MICHELE PEREIRA RODRIGUES
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  VERA LUCIA FOLLAIN DE FIGUEIREDO - ADVISOR
Nº do Conteudo: 64550
Catalogação:  31/10/2023 Idioma(s):  PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo:  TEXT Subtipo:  THESIS
Natureza:  SCHOLARLY PUBLICATION
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=64550@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=64550@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.64550

Resumo:
This research examines aesthetic and social issues surrounding representations of labor in cinema, particularly Brazilian cinema. It starts from the premise that discourses on this subject have evolved over the decades, much like labor relations themselves. As a focus, the proposal offers a critical analysis of four feature films: Redemoinho (2016), Arábia (2017), Corpo Elétrico (2017), and Temporada (2018). The main objective is to investigate how Brazilian fiction cinema of the 21st century discusses subject-work relations in the present day. To do so, we seek to discuss the connections between art and politics through the perspectives of Jacques Rancière. Additionally, we adopt the theoretical frameworks of Michel Foucault, Christian Laval, Pierre Dardot, Richard Sennett, and Ricardo Antunes to reflect on recent changes in the field of labor. Moreover, Jacques Rancière and Vera Follain de Figueiredo help us understand contemporary narrative constructions, particularly Ismail Xavier, Jean-Claude Bernardet, and Alfredo Suppia, who address the representation of the working class in cinema.

Descrição Arquivo
COMPLETE  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui