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Coleção Digital
Título: FIGURAÇÕES DO TRABALHO NO CINEMA DE FICÇÃO BRASILEIRO DO SÉCULO XXI: PERMANÊNCIAS E ATUALIZAÇÕES Autor: MICHELE PEREIRA RODRIGUES
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
VERA LUCIA FOLLAIN DE FIGUEIREDO - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 64550
Catalogação: 31/10/2023 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=64550@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=64550@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.64550
Resumo:
Título: FIGURAÇÕES DO TRABALHO NO CINEMA DE FICÇÃO BRASILEIRO DO SÉCULO XXI: PERMANÊNCIAS E ATUALIZAÇÕES Autor: MICHELE PEREIRA RODRIGUES
Nº do Conteudo: 64550
Catalogação: 31/10/2023 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=64550@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=64550@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.64550
Resumo:
Este trabalho examina questões estéticas e sociais que envolvem as
representações sobre o trabalho no cinema, sobretudo o cinema brasileiro, partindo
da premissa de que os discursos sobre esse tema foram se modificando ao longo das
décadas, assim como ocorreu também com as relações de trabalho. Como recorte,
a proposta é uma análise crítica sobre quatro longas-metragens, a saber:
Redemoinho (2016), Arábia (2017), Corpo Elétrico (2017) e Temporada (2018). O
objetivo principal é investigar como o cinema de ficção brasileiro do século XXI
vem discutindo as relações sujeito-trabalho na atualidade. Para tanto, buscamos
discutir as aproximações entre arte e política através das perspectivas de Jacques
Rancière adotamos também como marcos teóricos as obras de Michel Foucault,
Christian Laval, Pierre Dardot, Richard Sennett e Ricardo Antunes, visando pensar
as mudanças recentes no campo do trabalho. Além disso, Jacques Rancière e Vera
Follain de Figueiredo nos ajudam a compreender as construções narrativas
contemporâneas e, ainda mais especificamente, Ismail Xavier, Jean-Claude
Bernardet e Alfredo Suppia, que tratam da representação da classe trabalhadora no
cinema.
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NA ÍNTEGRA |