$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC |



Título: NFTS: REVOLUTION OR DYSTOPIA?
Autor: CECILIA FORTES FIGUEIREDO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  LUIZ CAMILLO DOLABELLA PORTELLA OSORIO DE ALMEIDA - ADVISOR
Nº do Conteudo: 64167
Catalogação:  02/10/2023 Idioma(s):  PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo:  TEXT Subtipo:  THESIS
Natureza:  SCHOLARLY PUBLICATION
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=64167@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=64167@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.64167

Resumo:
In 2021, NFTs gained notoriety in the universe of visual arts, after a work of art using this technology was auctioned at Christie s for USD 69.3 million, arousing the curiosity of art lovers and critics, artists, collectors and institutions. A great excitement took over the circuit, raising questions, including whether a new historical moment was beginning, in which traditional art would lose ground to crypto art as a reflection of an increasingly digital world, and whether the emergence of this novelty pointed to a new aesthetic revolution. The purpose of this research is to present and problematize the novelty of NFTs in the art universe, in view of their complexity, challenges and opportunities, with the aim of mapping the debate around the theme and stimulating a critical reflection. The dissertation is divided into three parts. The first is dedicated to explaining what NFTs are, the context in which they emerged and their impact on the traditional art market. The second brings a reflection on the prospects for market transformation, considering the challenges presented by digital art and ideas associated with concepts such as originality and authenticity. For this, I turn to the legacy of three artists who revolutionized the art system in the last century: Marcel Duchamp, Andy Warhol and Damien Hirst. And the third part, the conclusion, presents an analysis of the impact of the arrival of NFTs in the art universe, weighing the initial expectations and considering the directions in which this new technology points in its current stage of exploration.

Descrição Arquivo
COMPLETE  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui