$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC |



Título: NFTS: REVOLUÇÃO OU DISTOPIA?
Autor: CECILIA FORTES FIGUEIREDO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  LUIZ CAMILLO DOLABELLA PORTELLA OSORIO DE ALMEIDA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 64167
Catalogação:  02/10/2023 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=64167@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=64167@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.64167

Resumo:
Em 2021, os NFTs ganharam notoriedade no universo das artes visuais, após uma obra de arte utilizando essa tecnologia ser leiloada na Christie s, por USD 69,3 milhões, despertando a curiosidade de apreciadores e críticos de arte, artistas, colecionadores e instituições. Uma grande excitação tomou conta do circuito, gerando questionamentos; entre eles, se um novo momento histórico estava se iniciando, no qual a arte tradicional perderia espaço para a criptoarte como reflexo de um mundo cada vez mais digital, e se o surgimento dessa novidade apontava para uma nova revolução estética. A proposta desta pesquisa é apresentar e problematizar a novidade dos NFTs no universo da arte, tendo em vista a sua complexidade, desafios e oportunidades, com o objetivo de mapear o debate em torno do tema e estimular uma reflexão crítica. A dissertação está dividida em três partes. A primeira é dedicada a explicar o que são os NFTs, o contexto no qual eles surgiram e a sua repercussão no mercado de arte tradicional. A segunda traz uma reflexão sobre as perspectivas de transformação do mercado, considerando os desafios apresentados pela arte digital e ideias associadas a conceitos como originalidade e autenticidade. Para isso, recorro ao legado de três artistas que revolucionaram o sistema da arte no último século: Marcel Duchamp, Andy Warhol e Damien Hirst. E a terceira parte, a conclusão, apresenta uma análise do impacto da chegada dos NFTs no universo da arte, ponderando as expectativas iniciais e considerando as direções para as quais esta nova tecnologia aponta no atual estágio de exploração.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui