XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: SOCIOLOGY OF EDUCATIONAL REFORM: ANALYSIS OF THE RECEPTION TO MANAGERIALISM IN BRAZIL AND ITS REPERCUSSIONS IN THE ACADEMIC DEBATE Autor: LAURA DE ALMEIDA BRAGA ROSSI
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
MARCELO TADEU BAUMANN BURGOS - ADVISOR
Nº do Conteudo: 64155
Catalogação: 28/09/2023 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=64155@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=64155@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.64155
Resumo:
Título: SOCIOLOGY OF EDUCATIONAL REFORM: ANALYSIS OF THE RECEPTION TO MANAGERIALISM IN BRAZIL AND ITS REPERCUSSIONS IN THE ACADEMIC DEBATE Autor: LAURA DE ALMEIDA BRAGA ROSSI
Nº do Conteudo: 64155
Catalogação: 28/09/2023 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=64155@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=64155@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.64155
Resumo:
This thesis proposes a sociological investigation of reformism and
management in education. The object of research is the reception of managerial
reforms in Brazil and their assimilation in the field of education. To pursue it, the
first effort is to conceive a sociological perspective that allows us to contextualize
the reformism in question, based on a broader discussion about the relationship
between education and the State and society and its transformations throughout the
20th century and the beginning of the 21st. Right away, we intend to surround it,
on the one hand, with the analysis of the incorporation of managerial ideas in public
educational policies implemented in the first decades of the 2000s by state
governments in the country, more specifically the cases of Ceará and Minas Gerais
and, on the other hand, with the examination of its representation in the Brazilian
academic debate on education management. This last aspect is explored through an
extensive investigation of the main authors and works of training courses in
educational and school management in the country. With this, it was possible to
identify the core of the bibliography in the field of education management, making
it visible that two distinct strands prevail, with little dialogue between them. As a
whole, the thesis supports the hypothesis that education reform in Brazil has
benefited little from a public debate that mobilizes more responsive attention from
academia and sociology, in particular. And that this gap, in some way, compromises
our ability to place the concrete challenges of public school at the center of the
debate, which certainly go far beyond what managerial imagination and its criticism
have been capable of contemplating.
Descrição | Arquivo |
COMPLETE |