$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC |



Título: QUEERMUSEU: DISCUSSÕES CONTEMPORÂNEAS SOBRE A EPISTEMOLOGIA DA ARTE E DA PRESERVAÇÃO
Autor: LUIZ HENRIQUE DA SILVA SOARES
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  OTAVIO LEONIDIO RIBEIRO - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 63891
Catalogação:  04/09/2023 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=63891@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=63891@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.63891

Resumo:
Hoje, muito se discute sobre a preservação de arte contemporânea; já não se trata de um assunto incomum para os profissionais do campo. Porém, conciliar o exercício da conservação-restauração com o modus operandi característico da produção artística contemporânea permanece sendo um trabalho repleto de complexidade, visto que esta última tem como uma de suas premissas básicas elaborar situações específicas que, em sua maioria, desafiam os cânones da teoria da produção de conhecimento e da prática da preservação cultural. Em outras palavras: a natureza dos trabalhos de arte contemporânea convocam a revisões epistemológicas da arte, suas áreas afins – como a conservação-restauração – e, consequentemente, do próprio mundo real enquanto coletividade construída. Na presente dissertação, a proposta é analisar, sob esta abordagem, a importância do potencial transformador da arte atual e de quais formas ele pode – ou não – ser preservado/mantido, tomando como estudo de caso a exposição Queermuseu: cartografias da diferença na arte brasileira, seus embates e desdobramentos no espaço-tempo, que engendraram uma série de contribuições para a discussão acerca do lugar da arte e da preservação cultural na sociedade.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui