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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: QUEERMUSEU: DISCUSSÕES CONTEMPORÂNEAS SOBRE A EPISTEMOLOGIA DA ARTE E DA PRESERVAÇÃO Autor: LUIZ HENRIQUE DA SILVA SOARES
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
OTAVIO LEONIDIO RIBEIRO - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 63891
Catalogação: 04/09/2023 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=63891@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=63891@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.63891
Resumo:
Título: QUEERMUSEU: DISCUSSÕES CONTEMPORÂNEAS SOBRE A EPISTEMOLOGIA DA ARTE E DA PRESERVAÇÃO Autor: LUIZ HENRIQUE DA SILVA SOARES
Nº do Conteudo: 63891
Catalogação: 04/09/2023 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=63891@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=63891@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.63891
Resumo:
Hoje, muito se discute sobre a preservação de arte contemporânea; já não
se trata de um assunto incomum para os profissionais do campo. Porém, conciliar
o exercício da conservação-restauração com o modus operandi característico da
produção artística contemporânea permanece sendo um trabalho repleto de
complexidade, visto que esta última tem como uma de suas premissas básicas
elaborar situações específicas que, em sua maioria, desafiam os cânones da teoria
da produção de conhecimento e da prática da preservação cultural. Em outras
palavras: a natureza dos trabalhos de arte contemporânea convocam a revisões
epistemológicas da arte, suas áreas afins – como a conservação-restauração – e,
consequentemente, do próprio mundo real enquanto coletividade construída. Na
presente dissertação, a proposta é analisar, sob esta abordagem, a importância do
potencial transformador da arte atual e de quais formas ele pode – ou não – ser
preservado/mantido, tomando como estudo de caso a exposição Queermuseu:
cartografias da diferença na arte brasileira, seus embates e desdobramentos no
espaço-tempo, que engendraram uma série de contribuições para a discussão
acerca do lugar da arte e da preservação cultural na sociedade.
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |