$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC | MARC |



Título: FINANÇAS, CRISES E PODER ESTRUTURAL NO SISTEMA MONETÁRIO INTERNACIONAL: REGULAÇÃO FINANCEIRA COMO OBJETO DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS
Autor: LUCAS DE ALMEIDA CARAMES
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  LUIS MANUEL REBELO FERNANDES - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 63811
Catalogação:  28/08/2023 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=63811@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=63811@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.63811

Resumo:
Este trabalho analisa a construção dos padrões regulatórios bancários internacionais a partir de uma perspectiva de Relações Internacionais. Tem como objeto a transformação regulatória observada em Basileia III no pós-crise 2007/2008, como forma de acessar a problemática mais ampla do Poder Estrutural no Sistema Monetário Internacional. A hipótese que guia o estudo é a de que apesar da regulação bancária internacional ser concernente ao poder estrutural do dólar há espaço de atuação política aos países emergentes/periféricos, na dimensão institucional internacional e ideacional. Analisa-se o sistema monetário internacional a partir de seus elementos constitutivos e os processos políticos, econômicos e ideacionais que conformam a história da regulação bancária internacional. Este tema representa, desde a perspectiva dos países periféricos, um pouco problematizado espaço de política internacional. Parte-se de análise epistemológica sobre o campo para realizar análise teórica sobre o Poder Estrutural e sua aplicação à análise do SMI. Considera-se o surgimento da regulação bancária internacional em meados dos anos 1970 e procura-se explorar como os marcos regulatórios acordados no BCBS (Basel Committee on Banking Supervision) foram atingidos em relação aos eventos de crise que marcaram o sistema monetário internacional a partir dos anos 1980. Exploram-se, nesse sentido, os condicionantes estruturais e locais que levaram ao surgimento dos acordos de Basileia I, II e III. As conclusões consolidadas pelo estudo revelam a importância dos elos ideacionais e da atuação institucional advocatícia para a definição dos padrões de regulação bancária internacional e demonstram a possibilidade de um espaço político para atuação dos países mal posicionados em relação à hierarquia monetária internacional.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui