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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: ARQUITETURA CARIOCA NAS DÉCADAS DE 1960-70: ARTICULAÇÕES EM REDES DE SOCIALIZAÇÃO Autor: MONICA CAVALCANTE DE AGUIAR
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
JOAO MASAO KAMITA - ORIENTADOR
MARCOS OSMAR FAVERO - COORIENTADOR
Nº do Conteudo: 63800
Catalogação: 28/08/2023 Liberação: 28/08/2023 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=63800&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=63800&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.63800
Resumo:
Título: ARQUITETURA CARIOCA NAS DÉCADAS DE 1960-70: ARTICULAÇÕES EM REDES DE SOCIALIZAÇÃO Autor: MONICA CAVALCANTE DE AGUIAR
MARCOS OSMAR FAVERO - COORIENTADOR
Nº do Conteudo: 63800
Catalogação: 28/08/2023 Liberação: 28/08/2023 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=63800&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=63800&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.63800
Resumo:
As articulações em redes de socialização de um grupo de arquitetos de formação carioca
no contexto pós-Brasília nas décadas de 1960-70, é o tema dessa tese, cujos capítulos –
inquietações, interconexões, enfrentamento e estudos de casos – se desenvolvem como
proposta de revisão historiográfica. Inquietações, que são provenientes da releitura crítica
da obra de Reyner Banham, do movimento atual de descaso com a manutenção e
demolição indiscriminada de edificações brutalistas, da leitura dos textos que reproduzem
os debates arquitetônicos no período pós-Brasília e da observação de uma possível
clivagem entre discurso e fato, presente em alguns desses textos – razão provável para
que essa arquitetura tenha sido interpretada, na sua época, por paradigmas conceituais
provavelmente já superados, que os fundamentos da História dos Conceitos, de Reinhard
Koselleck, ajudam a compreender. Interconexões, analisadas no campo teórico do Agir
Comunicativo formulado por Jürgen Habermas, que foram evidenciadas por meio de 6
entrevistas e da pesquisa em 1726 revistas – publicações que comprovaram a
contemporaneidade da produção arquitetônica carioca com os debates que se davam no
contexto cosmopolita das décadas de 1960-70, conformando um mundo da vida como
substrato para que as pretensões de validade criticáveis pudessem acontecer e, portanto,
abrir novos caminhos para a prática arquitetônica. Enfrentamento, por meio da
investigação de 3 possíveis origens para esse posicionamento – racional, analítica e
brutalista –, concluindo com 3 estudos de casos emblemáticos do período – a
Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), a Indústria de Produtos Alimentícios
Piraquê e a Torre Rio Sul – segundo as categorias de coordenação modular, coordenação
sistêmica e materialidade, criadas como ferramentas para comprovar a hipótese proposta
nesse trabalho. Por fim, comprovou-se um desdobramento do movimento brutalista na
produção arquitetônica de um grupo de arquitetos de formação carioca, que tem o caráter
analítico proposto por Jorge Czajkowski em 1985, que formulou, porém não chegou a
aprofundar a questão. Questão que, no limite, marca uma distinção da produção de
arquitetos de formação carioca das décadas de 1960-70 das produções
historiograficamente consolidadas da Escola Carioca de Arquitetura Moderna e também
da Escola Paulista Brutalista. A revisão historiográfica aqui proposta sugere a reversão da
retórica da decadência, que perpassa essa produção no âmbito da teoria e história da
arquitetura, o que se torna possível pela constatação de que, nas décadas de 1960-70,
havia uma rede de socialização onde se dava o compartilhamento do conhecimento e a
formação de novos repertórios, que eram mobilizados em projetos elaborados em sintonia
com as tecnologias correntes e com o debate internacional no mundo da arquitetura
daquela contemporaneidade. Nesse sentido, abre-se uma ampla frente de pesquisas que
poderá trazer à tona uma arquitetura não suficientemente analisada e que poderia voltar a
fazer parte do debate que, como Habermas propôs, conforma um dos aspectos do mundo
da vida intersubjetivamente compartilhado no âmbito da teoria e história da arquitetura.
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NA ÍNTEGRA |