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Título: A QUESTÃO DA MÚSICA HOJE: FONOGRAMA, CRISE E INSTANTE
Autor: HENRIQUE COSTA LIMA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  HENRIQUE ESTRADA RODRIGUES - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 63577
Catalogação:  07/08/2023 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=63577@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=63577@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.63577

Resumo:
O que significaria, se a otimização do sistema capitalista, através do processo competitivo e da inovação tecnológica, alcançasse uma produtividade extrema e fizesse que o lucro, o sangue que dá vida ao capitalismo, secasse? A questão da música hoje está atrelada à digitalização do fonograma, e à desmaterialização da mercadoria musical, no período em torno da passagem do milênio. A pesquisa coloca a possibilidade de que o campo da música tenha chegado aos limites de um percurso previsto por Marx, no aumento contínuo da competição e da produtividade como eixo da sociedade moderna. Por outro lado, as manifestações musicais mais marcantes do século XX, ao explorarem uma sensibilidade ao instante, contribuíram para a formação de uma temporalidade e mentalidade neoliberal. A partir das propostas do economista francês Jacques Attali, de que a música pode ser uma ferramenta teórica capaz de antecipar futuros desenvolvimentos históricos e sociais, o trabalho traz as ideias do teórico político alemão Robert Kurz, do grupo da Crítica do Valor, de atualização da concepção marxista, privilegiando o ponto de vista de músicos e profissionais do áudio. O trabalho se dedica a uma análise da trajetória do fonograma no século XX, pela história das tecnologias de gravação de áudio e de três gravações emblemáticas da cultura musical popular de língua inglesa. Houve uma democratização na escuta e no acesso, o músico adquiriu autonomia, valorizou sua voz própria e aprendeu a se gerenciar como produtor, no instante em que seu produto perdia o valor; em seu processo de emancipação, paradoxalmente, o músico contribuiu para uma nova forma de sujeição.

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