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Título: FINANÇAS COMPORTAMENTAIS: GESTÃO DE RECURSOS EM CONTEXTOS ECONÔMICOS DESFAVORÁVEIS
Autor: FELIPE SEVERIANO RIBEIRO RUTOWITSCH
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  GRAZIELA XAVIER FORTUNATO - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 63225
Catalogação:  14/07/2023 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=63225@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=63225@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.63225

Resumo:
A pandemia de Covid-19 vivenciada possibilitou a alteração de muitas ações no cotidiano das pessoas e isso também foi percebido no universo das finanças. Nesse contexto, foi possível observar a ascensão dos números de investidores, bem como a virtualização das ações. Esse processo caracterizou a crise pandêmica e redefiniu as práticas daqueles que investem, cuja as condutas basearam-se na influência de personalidades relevantes nas mídias sociais online em um processo de massificação de atitudes. Logo, com muitas pessoas agindo da mesma maneira nos investimentos, surge o Efeito Manada. Dessa forma, o presente estudo tem por objetivo analisar o comportamento investidores iniciantes, avaliando maneiras de gerenciar a crise. Além disso, foi realizado uma pesquisa quantitativa com 41 respondentes, obtendo resultados que demonstram a presença dos influenciadores na vida das pessoas e a noção acerca do Efeito Manada. A pesquisa demonstrou que 70,7% das pessoas seguem algum influenciador digital da área econômica, bem como existe uma dupla compreensão sobre o Efeito Manada, no qual 70,7% consideram esse viés de comportamento como maléfico aos investimentos e, em contrapartida, 65,9% o consideram como relevante nos momentos de crise. Portanto, conclui-se que existe uma tendência a virtualização dos processos e uma maior inserção dos influenciadores digitais no meio econômico, persuadindo jovens iniciantes e, muitas vezes, tornando as ações da maioria iguais, o que promove a existência do Efeito Manada, sobretudo em conjunturas economicamente instáveis.

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