$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Formato DC |



Título: IMPLICAÇÕES DO SEO E DAS MÉTRICAS DE AUDIÊNCIA ÀS ROTINAS PRODUTIVAS EM JORNALISMO
Autor: GREYCE ELLEN VARGAS NUNES
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  PATRICIA MAURICIO CARVALHO - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 62787
Catalogação:  06/06/2023 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=62787@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=62787@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.62787

Resumo:
Este estudo trata de como as métricas de audiência associadas às práticas de SEO impactam as rotinas de produção em jornalismo. No contexto da plataformização, o jornalismo está cada vez mais dependente de métricas e regras que são definidas, estruturadas, vigiadas e checadas por grandes companhias de processamento de dados e tecnologia. Desta maneira, esta pesquisa tratou de entender os conceitos de métrica e de audiência no jornalismo digital para explicar os processos impostos às rotinas produtivas para que as notícias sejam meios de promoção de resultados de crescimento de audiência. Além disso, sobre SEO, foram trabalhados o conceito e as práticas para que as regras de ranqueamento de conteúdos pudessem ser analisadas junto com as consequências que essas regras impõem às rotinas de produção em jornalismo. Esta tese tem a Economia Política da Comunicação como subcampo de pesquisa e, portanto, examinamos as relações sociais que compõem as práticas jornalísticas ligadas às métricas de audiência no contexto do capitalismo. Os principais referenciais teóricos desta pesquisa são MARX (1983, 2013). BOLANO (2000, 2002, 2004, 2014, 2017), GILLESPIE (2018), HEINRICH (2011), MEIJER (2019, 2021) e ZUBOFF (2020). Para análise, foram realizadas 68 entrevistas exploratórias e, posteriormente, seis entrevistas em profundidade. Como indicações conclusivas, esta tese defende a regulação da indústria de dados sobre as operações no mercado de notícias e também colocamos como proposta a discussão da ética do algoritmo do Google.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui