$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC |



Título: POR QUE DAR CONTINUIDADE À FORMAÇÃO ACADÊMICA?: UMA TRAVESSIA AUTOETNOGRÁFICA DE BUSCA POR ENTENDIMENTOS A PARTIR DO OLHAR DA PRÁTICA EXPLORATÓRIA
Autor: THELMA CHRISTINA RIBEIRO CORTES
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  INES KAYON DE MILLER - ORIENTADOR
ADRIANA NOGUEIRA ACCIOLY NOBREGA - COORIENTADOR

Nº do Conteudo: 62695
Catalogação:  29/05/2023 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=62695@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=62695@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.62695

Resumo:
Intrigada e curiosa por entender possíveis razões que levam as pessoas a dar prosseguimento a seus estudos, o principal intuito desta pesquisa é compreender, através do discurso, quais motivações levaram três amigos e a mim a continuarmos nossa formação acadêmica, ingressando em cursos de mestrado e doutorado. Partindo da verbalização de nossas motivações, procuro refletir criticamente sobre o modo que as identidades e emoções moldam nossas percepções em relação a nós mesmos e aos motivos que nos levaram a dar continuidade à nossa formação. Para tal, recorro a um arcabouço teórico interdisciplinar, que compreende: a perspectiva contemporânea da Linguística Aplicada; a Prática Exploratória; identidades; narrativas; emoções; a autoetnografia e o Sistema de Avaliatividade. Esta pesquisa se insere no paradigma qualitativo-interpretativista, estando intrinsecamente relacionada à Linguística Aplicada Contemporânea, ao viés ético-metodológico que caracteriza a Prática Exploratória e à pesquisa do praticante. Analiso o discurso gerado em conversas exploratórias, que são processos dinamizadores de reflexão e de novos entendimentos sobre as questões que perpassam a vida em diversos contextos, como o acadêmico. A partir da análise dessas conversas, entendi que, ao contarmos narrativas, meus amigos e eu nos coconstruimos identitariamente como pesquisadores e professores através de manifestações linguísticas explícitas de afetos e de julgamentos positivos e negativos. Essas manifestações também ocorreram ao abordarmos as relações que tivemos e temos com amigos e familiares, com nossas orientadoras de mestrado e de doutorado e com outros docentes ao longo de nossa formação, fazendo-me refletir sobre a importância do incentivo da família e dos amigos, bem como de professores e educadores nas vidas de seus alunos.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui