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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: COALIZÃO CONSERVADORA RELIGIOSA EM POLÍTICAS EDUCACIONAIS: DESAFIOS A UMA EDUCAÇÃO PLURAL E LAICA Autor: ALLAN DO CARMO SILVA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
PEDRO PINHEIRO TEIXEIRA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 62416
Catalogação: 27/04/2023 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=62416@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=62416@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.62416
Resumo:
Título: COALIZÃO CONSERVADORA RELIGIOSA EM POLÍTICAS EDUCACIONAIS: DESAFIOS A UMA EDUCAÇÃO PLURAL E LAICA Autor: ALLAN DO CARMO SILVA
Nº do Conteudo: 62416
Catalogação: 27/04/2023 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=62416@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=62416@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.62416
Resumo:
A presente tese analisa a relação entre religião e políticas educacionais no
município de Nova Iguaçu-RJ. Foram utilizados dois modelos de análise de
políticas públicas: o Modelo de Ambiguidades e Conflitos e o Modelo de Coalizões
de Defesa. Os estudos sobre conservadorismo, influência religiosa na Educação e
laicidade foram eixos transversais a esses dois modelos. A metodologia empregada
foi uma pesquisa qualitativa, com análise documental (leis, processos, notícias na
imprensa, notas oficiais e postagens em redes sociais) e entrevistas semiestruturadas
com apoiadores e opositores das políticas estudadas. A análise de conteúdo foi
usada para o tratamento dos dados coletados, com o auxílio do software Atlas TI
para codificação e análise dos resultados. Foram analisadas três leis municipais: Lei
4576/16 - proíbe a divulgação de material sobre diversidade sexual nas escolas
públicas; Lei 4619/16 - autoriza o poder executivo a firmar parcerias para
distribuição de Bíblias nas escolas; e Lei 4865/19 - implementa o Ensino Religioso
na rede pública municipal. As seguintes conclusões foram alcançadas: foram
identificadas duas coalizões no subsistema: uma progressista laica e outra
conservadora religiosa; as principais crenças da coalizão conservadora religiosa
foram a necessidade da presença da religião e do controle moral conservador na
escola; as leis analisadas foram originárias de setores religiosos ou conservadores
de direita, tendo apoio público destes e de outros atores religiosos após sua
aprovação; as leis apresentaram muitas ambiguidades e foram motivo de conflitos
com setores progressistas e laicos, com reações intensas quanto à proibição de
material sobre diversidade sexual e à distribuição de Bíblias nas escolas, e inércia
quanto ao Ensino Religioso, que não foi priorizado pelos responsáveis por sua
implementação. Nenhuma dessas leis foi aplicada na rede pública de ensino, mas
serviram para manter em pauta os interesses de grupos conservadores e religiosos
no município, constituindo desafios para uma educação plural e laica na atualidade.
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |