$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC | MARC |



Título: THE SCHOOL CONDITION: GEOGRAPHICALLY QUALIFYING THE SCHOOL IN THE CONSTRUCTION OF KNOWLEDGE
Autor: HILTON MARCOS COSTA DA SILVA JUNIOR
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  AUGUSTO CESAR PINHEIRO DA SILVA -
Nº do Conteudo: 62411
Catalogação:  27/04/2023 Idioma(s):  PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo:  TEXT Subtipo:  THESIS
Natureza:  SCHOLARLY PUBLICATION
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=62411@1
Referência [ca]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=62411@6
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.62411

Resumo:
The process of construction and socialization of school geographic knowledge, in general, is the discussion of this doctoral thesis. Specifically, the discussion is built focusing on what we call theorization of geographic thought, that is, the debate about disciplinary identity, the importance of geographic knowledge and, finally, the activation of the concept of space. The work is born in thinking about the construction of a class for the 1st year of high school and, throughout the chapters, it builds itself as a scientific research. Theoretically, the study is based on research on curriculum (LOPES, 2004; MACEDO, 2006), curriculum production (OLIVEIRA, 2012), daily life (FERRAÇO et al, 2018), school knowledge (GABRIEL, 2013, 2015), knowledge (TARDIF, 2014), geographic education (ROQUE ASCENÇÃO; VALADÃO, 2017; CAVALCANTI, 2019) and theorization of geographic thinking (MASSEY, 2009; GOMES, 2017; CAVALCANTI, 2019). As a means of operationalization, we interviewed a group of teachers who, being allocated in a College of Application, work simultaneously in basic education and in higher education with teacher training. We structured, based on this theoretical and empirical scope explored by us, a proposal on how to work the theorization of geographic thinking at school and demonstrated the relevance of positioning the school as a spatial condition of teaching practice. Finally, throughout this study, we also invested in building a geographical perspective to think about education along different themes (school, curriculum, construction and socialization of school knowledge, etc.).

Descrição Arquivo
COMPLETE  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui