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Título: A CONDIÇÃO ESCOLAR: QUALIFICAR GEOGRAFICAMENTE A ESCOLA NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO
Autor: HILTON MARCOS COSTA DA SILVA JUNIOR
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  AUGUSTO CESAR PINHEIRO DA SILVA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 62411
Catalogação:  27/04/2023 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=62411@1
Referência [ca]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=62411@6
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.62411

Resumo:
O processo de construção e socialização do conhecimento geográfico escolar, de modo geral, é a discussão dessa tese de doutorado. Especificamente, a discussão se constrói tendo como foco o que chamamos de teorização do pensamento geográfico, ou seja, o debate acerca da identidade disciplinar, da importância do conhecimento geográfico e, por fim, do acionamento do conceito espaço. O trabalho nasce no pensar a construção de uma aula para o 1º ano do ensino médio e vai, ao longo dos capítulos, construindo-se como uma pesquisa científica. Teoricamente, o estudo se fundamenta a partir de pesquisas sobre currículo (LOPES, 2004; MACEDO, 2006), produção curricular (OLIVEIRA, 2012), cotidiano (FERRAÇO et al, 2018), conhecimento escolar (GABRIEL, 2013, 2015), saber docente (TARDIF, 2014), educação geográfica (ROQUE ASCENÇÃO; VALADÃO, 2017; CAVALCANTI, 2019) e teorização do pensamento geográfico (MASSEY, 2009; GOMES, 2017; CAVALCANTI, 2019). Como via de operacionalização, entrevistamos um conjunto de professores que, sendo lotados em um Colégio de Aplicação, trabalham simultaneamente na educação básica e no ensino superior com a formação de professores. Estruturamos, com base nesse escopo teórico e no empírico por nós explorados, uma proposta em como trabalhar a teorização do pensamento geográfico na escola e demonstramos a relevância de posicionar a escola como condição espacial da prática docente. Por fim, ao longo desse estudo, também investimos na construção de uma perspectiva geográfica para pensarmos a educação ao longo de temáticas diversas (escola, currículo, construção e socialização do conhecimento escolar, etc).

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