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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: A CONDIÇÃO ESCOLAR: QUALIFICAR GEOGRAFICAMENTE A ESCOLA NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO Autor: HILTON MARCOS COSTA DA SILVA JUNIOR
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
AUGUSTO CESAR PINHEIRO DA SILVA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 62411
Catalogação: 27/04/2023 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=62411@1
Referência [ca]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=62411@6
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.62411
Resumo:
Título: A CONDIÇÃO ESCOLAR: QUALIFICAR GEOGRAFICAMENTE A ESCOLA NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO Autor: HILTON MARCOS COSTA DA SILVA JUNIOR
Nº do Conteudo: 62411
Catalogação: 27/04/2023 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=62411@1
Referência [ca]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=62411@6
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.62411
Resumo:
O processo de construção e socialização do conhecimento geográfico
escolar, de modo geral, é a discussão dessa tese de doutorado. Especificamente, a
discussão se constrói tendo como foco o que chamamos de teorização do
pensamento geográfico, ou seja, o debate acerca da identidade disciplinar, da
importância do conhecimento geográfico e, por fim, do acionamento do conceito
espaço. O trabalho nasce no pensar a construção de uma aula para o 1º ano do
ensino médio e vai, ao longo dos capítulos, construindo-se como uma pesquisa
científica. Teoricamente, o estudo se fundamenta a partir de pesquisas sobre
currículo (LOPES, 2004; MACEDO, 2006), produção curricular (OLIVEIRA,
2012), cotidiano (FERRAÇO et al, 2018), conhecimento escolar (GABRIEL,
2013, 2015), saber docente (TARDIF, 2014), educação geográfica (ROQUE
ASCENÇÃO; VALADÃO, 2017; CAVALCANTI, 2019) e teorização do
pensamento geográfico (MASSEY, 2009; GOMES, 2017; CAVALCANTI,
2019). Como via de operacionalização, entrevistamos um conjunto de professores
que, sendo lotados em um Colégio de Aplicação, trabalham simultaneamente na
educação básica e no ensino superior com a formação de professores.
Estruturamos, com base nesse escopo teórico e no empírico por nós explorados,
uma proposta em como trabalhar a teorização do pensamento geográfico na escola
e demonstramos a relevância de posicionar a escola como condição espacial da
prática docente. Por fim, ao longo desse estudo, também investimos na construção
de uma perspectiva geográfica para pensarmos a educação ao longo de temáticas
diversas (escola, currículo, construção e socialização do conhecimento escolar,
etc).
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |