XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: A EMERGÊNCIA DA APRENDIZAGEM PROFISSIONAL NO BRASIL DO SÉCULO XXI: CONFLITOS E MIRAGENS FUTURAS Autor: ANNA BEATRIZ DE ALMEIDA WAEHNELDT
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
ALICIA MARIA CATALANO DE BONAMINO - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 62304
Catalogação: 20/04/2023 Liberação: 20/04/2023 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=62304&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=62304&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.62304
Resumo:
Título: A EMERGÊNCIA DA APRENDIZAGEM PROFISSIONAL NO BRASIL DO SÉCULO XXI: CONFLITOS E MIRAGENS FUTURAS Autor: ANNA BEATRIZ DE ALMEIDA WAEHNELDT
Nº do Conteudo: 62304
Catalogação: 20/04/2023 Liberação: 20/04/2023 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=62304&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=62304&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.62304
Resumo:
No contexto do processo de redemocratização do Estado brasileiro, a
Aprendizagem Profissional - modelo de formação técnica-profissional, de caráter
inicial, implementada por meio de um contrato de trabalho -, institucionalizada
como política pública, na década de 1940, como veículo do processo de
industrialização nacional, será reconfigurada e emergirá, após retração de sua oferta
nacional, como o principal vetor do direito à profissionalização dos adolescentes
e jovens, em especial daqueles em situação de vulnerabilidade social e de baixa
renda. Tomando como ponto de partida a análise histórica dos processos de
surgimento, institucionalização e reconfiguração da aprendizagem profissional,
esta tese tem como objetivo central investigar a constituição, ainda em curso, de
seus novos sentidos e finalidades, social e educacional, no contexto de sua expansão
e consolidação, ao longo das duas últimas décadas, como a mais perene e única
política pública nacional centrada no processo de transição escola-trabalho. A
realização desta investigação teve como norte a análise das distintas apropriações,
interpretações dos atores estatais e sociais envolvidos na implementação da política
acerca da sua nova finalidade: constituir-se como vetor de garantia do direito à
profissionalização. Com base na teoria do Modelo de Coalizões de Defesa, esta
tese concentrou a sua análise na investigação das ideias, valores e proposições do
subsistema da política, constituído pelo conjunto dos diversos atores, estatais e
sociais, que lidam com a Aprendizagem Profissional, destacando as suas crenças,
os seus conflitos e os seus impasses em torno das definições acerca de quais
problemas precisam ser enfrentados e dos objetivos e dos impactos a serem
alcançados pela nova política de Aprendizagem Profissional. Deste contexto de
análise, buscou-se evidenciar a relação entre tais definições e os resultados e
alcance da nova política; avaliar o quanto a nova feição finalística emergente do
processo de implementação da política se distingue e se assemelha dos modelos
correcionais, assistencialistas e tecnicistas que marcaram a Aprendizagem
Profissional ao longo da história brasileira; e apontar os novos rumos que a política
vem tomando.
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |