$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC |



Título: O DESENVOLVIMENTO DA CADEIA SUSTENTÁVEL DO CHOCOLATE DE ALTA QUALIDADE PRODUZIDO A PARTIR DO CACAU FINO DA AMAZÔNIA BRASILEIRA
Autor: MARINA DAMASCENO DOS SANTOS
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  CARLOS LEANDRO DE OLIVEIRA CORDEIRO - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 61907
Catalogação:  27/02/2023 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=61907@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=61907@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.61907

Resumo:
A Amazônia brasileira abriga uma enorme quantidade e variedade de cacau de qualidade singular, o qual se mostra propício para se qualificar como cacau fino e ganhar espaço no mercado de chocolates de alta qualidade. Uma das atividades profissionais da autora é a comercialização de chocolate de alta qualidade do Brasil, trazendo a percepção de que a produção de cacau fino é incipiente na região amazônica. O presente trabalho analisa os principais empecilhos para o fortalecimento da cadeia sustentável de produção do cacau fino da Amazônia brasileira, assim como a possibilidade de crescimento do comércio do chocolate de alta qualidade produzido a partir desse cacau. Adotou-se como metodologia a revisão sistemática da literatura a fim de aprofundar o conhecimento acerca da realidade da cadeia sustentável do cacau na Amazônia. Também foram realizadas entrevistas com a chocolateira Luisa Abram, que utiliza cacau da Amazônia; e um de seus produtores, Francisco Maciel Silva, morador das proximidades do Rio Acará/PA. Outros grupos analisados foram os chocolateiros que, por meio de questionários on-line, buscou-se identificar as dificuldades enfrentadas para a utilização do cacau da Amazônia, além da preocupação ambiental para a utilização desse cacau; assim como os consumidores, acerca da percepção do valor de produtos fora dos mercados convencionais e de como iniciativas de informação podem afetar a escolha no momento da compra. A pesquisa identificou como principais dificuldades a falta de capacitação e profissionalização dos produtores; altos custos logísticos; ausência de coordenação entre as cadeias produtivas e de integração de dados confiáveis sobre a situação dessas cadeias, fatores que dificultam a formulação de programas e de políticas públicas; a fragilidade de gestão das cooperativas; a falta de investimentos públicos e privados e a existência de um grande número de intermediários. Também se constatou que o mercado ainda não está amadurecido para absorver o chocolate feito a partir desse cacau. O consumo de chocolate de alta qualidade é ainda pequeno frente ao consumo de 7 chocolate industrializado. Essa escolha pelo consumidor decorre pelo preço mais barato do chocolate industrializado, assim como pela escassez de oferta no mercado de chocolate de alta qualidade, além da falta de informação de que o chocolate industrializado provém de uma cadeia produtiva injusta. Assim, o estudo permitiu visualizar o atual cenário dessa cadeia, propondo-se o desenvolvimento de um plano de ação atrelado à sustentabilidade, articulado com as partes interessadas, visando ao incremento desse setor.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui