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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: EDUCAÇÃO AMBIENTAL E SABERES INDÍGENAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES Autor: KATIA CRISTINA VIEIRA NUNES
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
ANA CAROLINA PIRES DE AGUIAR - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 61899
Catalogação: 27/02/2023 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=61899@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=61899@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.61899
Resumo:
Título: EDUCAÇÃO AMBIENTAL E SABERES INDÍGENAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES Autor: KATIA CRISTINA VIEIRA NUNES
Nº do Conteudo: 61899
Catalogação: 27/02/2023 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=61899@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=61899@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.61899
Resumo:
O objetivo dessa pesquisa foi explorar como os saberes tradicionais
indígenas, em especial, sua ancestralidade e a relação com o meio
ambiente, podem ser integrados aos programas de Educação Ambiental
para formação de professores do ensino básico brasileiro, através da
criação de um Guia Ilustrativo denominado “GUIA ORIENTATIVO DE
EDUCAÇÃO AMBIENTAL COM SABERES INDÍGENAS”, como produto
educacional do mestrado profissional. Para tanto, este estudo realizou um
levantamento bibliográfico sobre o tema Educação Ambiental, Educação
Escolar Indígena e a formação de professores para lecionar a educação
indígena com viés ambiental, utilizando pesquisa bibliográfica e análise
documental como metodologia. A principal proposta da pesquisa foi a
construção deste Guia como material de apoio para o professor, com a
finalidade de explorar a inserção socioambiental no ensino, de forma a
assumir um tom mais crítico, dinâmico e integrado entre saberes científicos
e tradicionais indígenas aliados a Educação Ambiental. Portanto, a
pretensão do trabalho foi contribuir para a produção e pesquisa brasileira
no campo da educação ambiental e inserção ambientais indígenas que
merecem visibilidade.
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |