$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC |



Título: ENGINEERING 4.0: HOW TO OPTIMIZE MY CURRICULUM FRAMEWORK?
Autor: JULIO CEZAR FREIRES GONCALVES
WENDEL DA COSTA DE RESENDE
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  -
Nº do Conteudo: 61598
Catalogação:  21/12/2022 Idioma(s):  PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo:  TEXT Subtipo:  SENIOR PROJECT
Natureza:  SCHOLARLY PUBLICATION
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=61598@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=61598@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.61598

Resumo:
Each semester, PUC-Rio students must choose the set of disciplines they will study during the period. This is a process that, ideally, should involve planning prior to the enrollment date, in which students should consider factors such as: the subjects still to be taken, the subjects offered in the period and the schedules of each class available. However, a student s choices in a period can affect all of his/her subsequent periods and, consequently, his/her course conclusion time. In this way, a curriculum grid optimizer was created, which suggests a configuration of the student s curriculum until the end of his graduation. As a case study for this project, curriculum 1, from 2018, of the Control and Automation Engineering course at PUC-Rio was used. This solution considers factors such as how much a subject is a prerequisite for others, the period in which the department suggests that it be studied, and the schedule of the classes available in the current period. The optimizer was built based on integer linear programming, which allows the clear definition of the restrictions imposed for the construction of the curriculum, in addition to allowing the use of efficient algorithms to solve the problem. When comparing the results obtained with the periodization proposed by the University and with grids built manually, it was observed that the optimizer is able to suggest grids similar to these, but with some degrees of customization. In addition, it was also evidenced that the solution developed here can be more customizable, making it increasingly capable of suggesting curriculum grids that consider the individual desires and needs of each student.

Descrição Arquivo
COMPLETE  PDF
APPENDIX 1  XLSX
APPENDIX 2  XLSX
APPENDIX 3  JSON
APPENDIX 4  XLSX
APPENDIX 5  PY
APPENDIX 6  PY
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui