$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC |



Título: LIDERANÇA E ORGANIZAÇÕES DE MOVIMENTOS SOCIAIS: UMA ANÁLISE ETNOMETODOLÓGICA DE UMA ORGANIZAÇÃO DO MOVIMENTO ESTUDANTIL BRASILEIRO
Autor: TARSILA SANTOS RIBEIRO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  FLAVIA DE SOUZA COSTA NEVES CAVAZOTTE - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 61424
Catalogação:  29/11/2022 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=61424@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=61424@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.61424

Resumo:
Esta pesquisa discutiu a produção de liderança, nas práticas relacionais de uma organização do movimento estudantil brasileiro, na qual foi realizada uma etnometodologia situada em múltiplas localidades onde a organização atua. Desde o retorno do movimento de pós-graduação à cena pública brasileira, em 2019, nas manifestações que ficaram conhecidas como tsunami da educação, contra os cortes orçamentários das universidades federais, o sistema nacional de pós-graduação brasileiro enfrenta o contingenciamento constante de recursos e cortes orçamentários de programas e projetos, que incidem direta e imediatamente sobre a realidade de seus atores. Nesse contexto, organizações representativas de pós-graduação protagonizam um papel importante na produção de práticas de organização, que oferecem às ações de seus participantes um tipo de direcionalidade favorável ao atendimento de suas demandas: liderança. No entanto, pensar a liderança para além das organizações clássicas comuns aos setores privados da sociedade civil empresarial, de modo a conceber suas práticas em estruturas organizacionais informais e descentralizadas, onde a figura de líderes heroicos e individuais desvanece, ainda é um desafio para o campo de pesquisa do fenômeno. Também é desafiador pensar as práticas de liderança fora do pressuposto de alcance de objetivos instrumentais definidos para o bom funcionamento das organizações. Esses desafios, entretanto, não apontam para inexistência da liderança, mas para existência de práticas não empresariais/gerenciais de organização relacionadas ao fenômeno ainda pouco compreendidas em organizações de resistência e luta social. A análise etnometodológica destaca duas práticas de liderança produzidas nas interações entre os participantes da organização estudada.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui