$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC |



Título: SAUDE, POLITICA E LUTA PELA VIDA EM ANTONIO GRAMSCI
Autor: MARIA JULIA PAIVA DE FRANCA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  ANA ELIZABETH LOLE DOS SANTOS - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 61157
Catalogação:  08/11/2022 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=61157@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=61157@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.61157

Resumo:
A presente tese de doutoramento visa analisar a presença do pensamento de Antonio Gramsci (1891-1937) no âmbito do processo formativo do sistema de saúde como elemento original através da leitura das Cartas do cárcere. Tem por objetivo evidenciar, nas cartas escritas no cárcere por Gramsci, a importância que o pensador atribuía à saúde tanto física quanto psíquica de todos que o cercavam, inclusive a dele próprio e o quanto foi afetado por esta condição. Para isso, me detive principalmente nas 478 cartas contidas na edição brasileira das Cartas do cárcere, publicadas em dois volumes, editadas por Carlos Nelson Coutinho e tendo como co-editores Luiz Sérgio Henriques e Marco Aurélio Nogueira. A proposta metodológica, pautada em pesquisa bibliográfica, foi de uma leitura sequencial das Cartas, obedecendo a ordem da edição brasileira consultada, na tentativa, não só, de conectar os acontecimentos externos com o cotidiano carcerário e as consequências provocadas na saúde psíquica e física de Gramsci, como também, dimensionar o lugar que a temática saúde ocupou na vida do filósofo sardo. Muito se sabe da centralidade da política na vida e nos escritos de Gramsci, no entanto não há como negar o quanto sua vida foi atravessada, intensamente, por outras questões pessoais que se tornaram tão centrais, principalmente, após sua prisão. A pesquisa também elucida a influência do pensamento de Gramsci nas lutas operárias na Itália, a qual inspirou o Modelo Operário Italiano (MOI) de saúde do trabalhador, da década de 1960, de modo a direcionar a reformulação das estruturas do sistema de saúde, assim como ocorreu no Brasil com a Reforma Sanitária e a implantação do Sistema Único de Saúde (SUS) nos anos de 1990, que teve grande inspiração na Reforma Sanitária Italiana. A tese apresenta as preocupações de Gramsci com as relações saúde- trabalho, demonstrando o trabalho como princípio educativo e a usurpação da capacidade criativa da classe trabalhadora promovida pelo capitalismo. Evidencia quanto a mecanização do trabalho atinge a saúde do trabalhador, principalmente daqueles que não conseguem se adaptar a esse novo processo de produção.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui