XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: WHITE WOMEN, RACISM AND AFFECT IN THE BRAZILIAN CONTEXT: REFLECTING UPON PERFORMANCES OF RACE AND AFFECT, ACADEMIC PRACTICES AND CRITICAL FEELING Autor: THAIS REGINA SANTOS BORGES
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
ADRIANA NOGUEIRA ACCIOLY NOBREGA - ADVISOR
GLENDA CRISTINA VALIM DE MELO - CO-ADVISOR
Nº do Conteudo: 61008
Catalogação: 31/10/2022 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=61008@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=61008@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.61008
Resumo:
Título: WHITE WOMEN, RACISM AND AFFECT IN THE BRAZILIAN CONTEXT: REFLECTING UPON PERFORMANCES OF RACE AND AFFECT, ACADEMIC PRACTICES AND CRITICAL FEELING Autor: THAIS REGINA SANTOS BORGES
GLENDA CRISTINA VALIM DE MELO - CO-ADVISOR
Nº do Conteudo: 61008
Catalogação: 31/10/2022 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=61008@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=61008@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.61008
Resumo:
The aim of this paper is to reflect upon how Brazilian racism (Gonzalez, 1984,
Munanga, 2010) is actualized by whiteness (Bento, 2002, 2022, Carneiro, 2005, Schucman,
2012, Schucman; Cardoso et al., 2014, Muller; Cardoso et al., 2017, Conceição, 2020) as
an apparatus of power (Foucault, 1978) in discursive performances by white women who
belong to what Jessé Souza (2017) classifies as critical middle-class in Brazil (Souza,
2017). To this end, this thesis follows qualitative-interpretative methodology from
Narrative Analysis (Bastos; Biar, 2015) to investigate how whiteness shapes participants white racial and affective performances (Ahmed, 2004, Melo, 2019, 2021) in the small
stories (Georgakopoulou, 2015) shared by them in exploratory conversations (Miller,
2003), in which we reflect critically-affectively on what it means to be white in Brazil and
where white privilege resides in their life stories of accomplishment. In my writing, I vent
issues concerning the critical academic doing in the context of INdisciplinary Applied
Linguistics (Moita Lopes et al, 2006, 2013) and critical feeling (Borges, 2017a, 2017b,
2020, 2021), a concept I have been working on since my dissertation, which refers to the
becoming of sensibility that nurtures and is nurtured in critical literacy processes, whose
focus is critical-affective reflexivity (focus on affect), which merges with critical thinking
(focus on cognitive aspects) and critical action (focus on political aspects). The reflexive
notes of this research confirm the inexorability of whiteness as an apparatus of power which
allows the actualization of racism in performances of race and affect by women who belong
the white racial group in Brazil, pointing to their fundamental role in this process, even in
the context of the so-called critical academia. Furthermore, it indicates that focus on
undergoing processes of critical racial literacy (Ferreira, 2022), fostering critical feeling
(Borges, 2017a, 2017b, 2020, 2021) and joining study with coalition in the under-commons
of the University (Harney; Moten, 2013, 2021) may be a way to mitigate the effects of these
performances in the White-Cube Academy (Kilomba, 2019a).
Descrição | Arquivo |
COMPLETE |