$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC |



Título: IDENTIFICAÇÃO E REFATORAÇÃO DE PROBLEMAS DE PROJETO EM SISTEMAS DE SOFTWARE
Autor: WILLIAN NALEPA OIZUMI
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  ALESSANDRO FABRICIO GARCIA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 60990
Catalogação:  27/10/2022 Idioma(s):  INGLÊS - ESTADOS UNIDOS
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=60990@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=60990@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.60990

Resumo:
Sistemas impactados por Problemas de Projeto (PPs) podem se tornar difíceis de manter e evoluir. A identificação de PPs pode ocorrer por meio de múltiplos sintomas, tais como code smells. Após tal identificação, pode-se remover os PPs por meio de refatorações. No entanto, decidir onde e como refatorar é uma tarefa desafiadora. Assim, técnicas de recomendação de refatoração têm sido propostas. Apesar disso, ainda há pouco consenso sobre quais requisitos devem ser atendidos por elas. Nesta tese, estamos propondo quatro requisitos empiricamente identificados que tais técnicas devem seguir. Primeiro, cada PP geralmente está relacionado a vários tipos de sintomas no código-fonte e eles devem ser considerados juntos para gerar recomendações. Além disso, uma técnica de recomendação deve permitir a seleção de contextos específicos para refatoração. Quarto, também deve-se considerar as funcionalidades modificadas para criar recomendações úteis. Finalmente, os desenvolvedores nem sempre conduzem as refatorações mais eficazes na prática, muitas vezes inconscientemente, resultando na remoção incompleta de PPs. Assim, eles precisam de assistência para remover os PPs. Existem apenas técnicas que atendem parcialmente aos requisitos mencionados. Sendo assim, nós propomos a técnica OrganicRef. OrganicRef destina-se a ajudar os desenvolvedores na remoção de PPs em seus contextos de interesse. OrganicRef encontra as funcionalidades dos elementos de código usando um algoritmo de modelagem de tópicos. Em seguida, ele coleta múltiplos tipos de sintomas que afetam os elementos do código. Para recomendar refatorações, OrganicRef combina heurísticas baseadas em regras e baseadas em funcionalidades. OrganicRef também aplica otimização baseada em busca para derivar várias recomendações possíveis. Para avaliar o OrganicRef, realizamos um estudo experimental com seis projetos de software. Os resultados mostraram que as recomendações do OrganicRef melhoram significativamente a qualidade dos elementos refatorados.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui