XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: O CINEMA MAL-DITO DE PETER TSCHERKASSKY: HANTOLOGIA E A FORMA INFORME Autor: BARBARA BERGAMASCHI NOVAES
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
LUIZ CAMILLO DOLABELLA PORTELLA OSORIO DE ALMEIDA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 60700
Catalogação: 03/10/2022 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=60700@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=60700@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.60700
Resumo:
Título: O CINEMA MAL-DITO DE PETER TSCHERKASSKY: HANTOLOGIA E A FORMA INFORME Autor: BARBARA BERGAMASCHI NOVAES
Nº do Conteudo: 60700
Catalogação: 03/10/2022 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=60700@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=60700@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.60700
Resumo:
Na nova cena da poética da obsolescência, dentro do campo específico do
cinema do found footage de vanguarda contemporânea, um cineasta célebre e
laureado nos festivais de cinema tem se colocado frontalmente na trincheira em
prol do analógico: Peter Tscherkassky (1958-). Esta tese é escrita no
entroncamento fulcral entrea sua biografia, a historiografia e teoria do cinema e
as análises fílmicas críticas ad hoc de sua filmografia. A metodologia da tese
reflete o pensamento excessivo anti-axiomático de Georges Bataille assim como a
ideia da constelação intempestiva de Walter Benjamin. Desse modo criamos uma
série de afinidades eletivas que compõe uma rede de autores basilares para a tese,
sendo eles: Georges Didi-Huberman, Mark Fisher, Rosalind Krauss, Jacques
Derrida, Thomas Elsaesser, Roland Barthes, entre outros. Tscherkassky opera uma
transgressão da semelhança conforme das imagens, fazendo vir à tona a parte
maldita da historiografia cinematográfica. No lugar de uma ontologia indexical
clássica, ele nos faz adentrar no campo da hantologia, na condição estrutural do
cinema enquanto espectros. Seu trabalho é uma tentativa genealógica de reencantamento com as imagens do cinema hoje apaziguado pelo controle da
teleologia narrativa do cinema comercial e da dominância do regime
representativo.
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |