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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: VULNERABILIDADE, HIPOSSUFICIÊNCIA E PROTEÇÃO DE DADOS NA JORNADA DE CONSUMO EM AMBIENTE DIGITAL Autor: MARIANA DE MORAES PALMEIRA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
CAITLIN SAMPAIO MULHOLLAND - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 60693
Catalogação: 03/10/2022 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=60693@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=60693@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.60693
Resumo:
Título: VULNERABILIDADE, HIPOSSUFICIÊNCIA E PROTEÇÃO DE DADOS NA JORNADA DE CONSUMO EM AMBIENTE DIGITAL Autor: MARIANA DE MORAES PALMEIRA
Nº do Conteudo: 60693
Catalogação: 03/10/2022 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=60693@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=60693@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.60693
Resumo:
Nessa tese são investigadas as transformações no ambiente digital
circunscritas às interseções entre as novas práticas do marketing e a proteção do
consumidor-titular de dados pessoais. O fio condutor é a consolidação da
informação como um importante ativo na sociedade de consumo contemporânea. A
partir da perspectiva do capitalismo de vigilância, os principais fenômenos que
contribuem para o estabelecimento de uma estrutura de estímulos e controles que
permeiam, de maneira imperceptível aos olhos do consumidor, a sua jornada de
consumo, são analisados. Verifica-se que a publicidade digital, em especial a
chamada publicidade comportamental direcionada conforme o perfil do
consumidor, apesar de alvo de críticas da doutrina e de interesse por parte da
legislação, é apenas a parte visível de uma arquitetura de escolhas permeada por
dark patterns que atrapalham a proteção do consumidor em ambiente digital. Nesse
cenário, a pesquisa investiga a suficiência dos mecanismos de proteção de dados
pessoais, bem como a existência de uma nova e universal vulnerabilidade do
consumidor. Trata-se da vulnerabilidade digital, que dá origem a um estado,
também universal, de hipossuficiência do consumidor diante das práticas
comerciais em ambiente digital.
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |