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Título: EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA COMO PRÁXIS DIALÓGICA: O OLHAR DAS INSTITUIÇÕES COMUNITÁRIAS DE EDUCAÇÃO SUPERIOR BRASILEIRAS
Autor: ANDREA OLIVEIRA DA SILVA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  NILZA ROGERIA DE ANDRADE NUNES - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 59263
Catalogação:  30/05/2022 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=59263@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=59263@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.59263

Resumo:
Este estudo tem como objetivo analisar como as Instituições Comunitárias de Ensino Superior no seu compromisso com a sociedade compreendem a extensão universitária. Sob a ótica da indissociabilidade com o ensino e a pesquisa, a extensão tem caminhado em busca de sua consolidação enquanto espaço de aprendizagem institucionalmente reconhecido na academia contribuindo, assim, para a reflexão da conjuntura social contemporânea, uma vez que a universidade está ligada à sociedade por um fio condutor chamado responsabilidade social. O estudo empírico da pesquisa foi desenvolvido em território nacional, com recorte regional, em seis instituições de ensino superior católicas que atendem ao requisito legal de universidade comunitária. Para tanto, a pesquisa de caráter qualitativo, utilizou-se do método da triangulação, que possibilitou a combinação de coleta de dados, teorias e amostras para consolidar as conclusões a respeito do desenvolvimento da extensão nessas universidades. Foram realizadas individualmente, dezessete entrevistas semiestruturada, via plataforma virtual, tendo como participantes gestores, alunos e professores. Buscou-se informações acerca do desenvolvimento/construção da extensão nessas instituições cujas respostas foram analisadas utilizando a análise de conteúdo como suporte metodológico. Os resultados alcançados apontam que a extensão nestas insituições é compreendida como questão identitária manifestando-se como razão de existir dessas universidades. Contudo, para o reconhecimento do seu verdadeiro valor acadêmico dentro e fora dos muros universitários ainda se faz necessário grande empenho por parte dos atores envolvidos no que se refere a implantação, implementação e, consequentemente, consolidação dessa política como parte fundamental da missão das universidades comunitárias.

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