$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC | MARC |



Título: OS NOMES DO SILÊNCIO: SILENCIAMENTOS DE PESSOAS NEGRAS EM CEMITÉRIO MARINHO, DE EDIMILSON DE ALMEIDA PEREIRA, E EM O AVESSO DA PELE, DE JEFERSON TENÓRIO
Autor: IURI DANTAS ENCARNACAO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  ROSANA KOHL BINES - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 59177
Catalogação:  24/05/2022 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=59177@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=59177@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.59177

Resumo:
A pesquisa identifica diferentes manifestações do silêncio, relacionadas à violência e espoliação do corpo negro, no poema Cemitério Marinho, de Edimilson de Almeida Pereira, e no romance O avesso da pele, de Jeferson Tenório. A partir daí, a dissertação busca se aproximar de conceitos possíveis para os diferentes processos de silenciamento de pessoas negras que levem em conta as diversas dimensões da experiência de pessoas negras no Brasil contemporâneo, como o uso da linguagem, reconfiguração da memória, consciência de identidade, cultura e a necropolítica, nas linhas definidas por Achille Mbembe. Para tanto, a pesquisa envolve o diálogo com diferentes teorias, como a análise do silêncio proposta por Eni Orlandi, a poética da Relação de Édouard Glissant, a diáspora do Atlântico Negro, de Paul Gilroy, a proposta de novas bases para uma estética afrodiaspórica, de Edimilson de Almeida Pereira, e os usos da memória, de acordo com Aleida Assmann. A pesquisa demonstra a validade da leitura de silêncios como método de análise crítica da literatura brasileira contemporânea.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui