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Coleção Digital
Título: EU SUJEITO, ELE SUJEITO, NÓS SUJEITOS HISTÓRICOS: HISTÓRIA LOCAL, NARRATIVAS VIVENCIAIS E ENSINO DE HISTÓRIA Autor: CRISTIANA ROMAO DA SILVA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
PATRICIA COELHO DA COSTA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 59119
Catalogação: 20/05/2022 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=59119@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=59119@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.59119
Resumo:
Título: EU SUJEITO, ELE SUJEITO, NÓS SUJEITOS HISTÓRICOS: HISTÓRIA LOCAL, NARRATIVAS VIVENCIAIS E ENSINO DE HISTÓRIA Autor: CRISTIANA ROMAO DA SILVA
Nº do Conteudo: 59119
Catalogação: 20/05/2022 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=59119@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=59119@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.59119
Resumo:
Essa dissertação se propõe a discutir a possibilidade do uso pedagógico da história local nas aulas do ensino de história da Educação Básica para os anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio. Para tanto, a pesquisa debruça-se sobre a perspectiva da História Local do município de Duque de Caxias, situado na região metropolitana do Rio de Janeiro, território pertencente a Baixada Fluminense, servindo como aporte para a ampliação da consciência histórica e fortalecimento da identidade dos estudantes nas aulas de História da Rede Pública Estadual da cidade. O escopo da pesquisa se estrutura a partir de autores e perspectivas do campo do ensino de história, historiografia e educação. A interlocução com o conceito de Micro-História, Jogo de Escalas, Consciência Histórica para pensar a história local enquanto abordagem pedagógica, são premissas da pesquisa. Articulado a esses e outros autores, o trabalho entrou em contato com um grupo de professores que lecionam na Rede Estadual da cidade através de um questionário on-line, criado no Google Formulário e disponibilizado via e-mail e WhatsApp, por ocasião da crise sanitária (Pandemia do Covid-19). Como produto da pesquisa, foi elaborado um Catálogo Pedagógico com a proposta de avizinhar docentes da historicidade local. Um levantamento bibliográfico a respeito das produções historiográficas sobre a história local do município, assim como, entrevistas foram realizadas através do aplicativo Zoom com sujeitos históricos locais, para compor o produto da dissertação. Entende-se que os professores se configuram como parte fundamental para inserção da história local nas salas de aula, de modo a fomentar uma aprendizagem histórica significativa e conectada a realidade dos estudantes. Ao escolher práticas pedagógicas contextualizadas e reflexivas, na qual os discentes se percebem enquanto partícipes dos processos históricos experimentados, o professor viabiliza um conhecimento histórico rico, em que as narrativas homogeneizantes vão sendo descontruídas. Nesse sentido, a história local pode contribuir com um ensino de história que estimule a ampliação da consciência histórica, fortalecimento da identidade e alteridade.
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |