$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC | MARC |



Título: PREFERIRIA NÃO: BARTLEBY E AS TRÊS FÓRMULAS
Autor: THIAGO VIDAL RICARDO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  PATRICIA GISSONI DE SANTIAGO LAVELLE - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 58748
Catalogação:  28/04/2022 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=58748@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=58748@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.58748

Resumo:
A presente dissertação tem como objetivo investigar e estabelecer um elo entre três perspectivas teóricas a partir de Bartleby. A fórmula preferiria não abre caminho para muitas leituras: das mais revolucionárias até as mais niilistas. Em meio a tudo isso, verificou-se a necessidade de construir uma linha de investigação crítica altamente política. Para tanto, elencou-se três vertentes de investigação denominadas de fórmulas. A primeira das três é a fórmula da potência de Giorgio Agamben. A segunda é a fórmula da parresía de Michel Foucault. E a terceira é a fórmula do inexprimível de Gilles Deleuze. Partindo do presente para construir uma constelação de pensamento em torno de Bartleby, esta pesquisa visa ainda produzir ferramentas teóricas para pensar desafios estéticos, éticos e políticos do mundo contemporâneo.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui