XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: PARENTALIDADE EM CONTEXTOS DISTINTOS: CRENÇAS PARENTAIS E REGULAÇÃO EMOCIONAL INFANTIL Autor: LETICIA OLIVEIRA DA SILVA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
LUCIANA FONTES PESSOA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 58632
Catalogação: 18/04/2022 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=58632@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=58632@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.58632
Resumo:
Título: PARENTALIDADE EM CONTEXTOS DISTINTOS: CRENÇAS PARENTAIS E REGULAÇÃO EMOCIONAL INFANTIL Autor: LETICIA OLIVEIRA DA SILVA
Nº do Conteudo: 58632
Catalogação: 18/04/2022 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=58632@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=58632@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.58632
Resumo:
Orientadas por modelos culturais, as crenças parentais funcionam como
importantes organizadores para o repertório de práticas utilizado por pais na interação
com seus filhos. No que diz respeito às emoções, estudos apontam o quanto tais crenças
e práticas podem impactar o desenvolvimento socioemocional infantil. Além disso,
pesquisas sugerem que um ambiente físico e social favorável desempenha papel
fundamental em relação a esse desenvolvimento. Nesse sentido, contextos
vulnerabilizados pela violência podem influenciar modelos culturais, o que pode
repercurtir nas crenças parentais e nas competências emocionais infantis. Considerando
o contexto da cidade do Rio de Janeiro, registros do Instituto de Segurança Pública
apontam o quanto os índices de violência vêm apresentando números alarmantes. Visto
isso, o presente estudo tem por objetivo investigar as relações entre crenças parentais
sobre a emoção e a regulação emocional infantil em diferentes territórios da cidade,
considerando a avaliação de segurança e satisfação no bairro. Para tal, participaram do
estudo 40 mães da cidade do Rio de Janeiro, com filho(a) com idade entre 8 e 11 anos.
Entre elas, 24 eram habitantes de territórios de favela e 16 habitantes de não-favelas. Foi
utilizado um questionário sociodemográfico, a Escala de Crenças sobre Emoções, a
Escala de Crenças Parentais sobre Competência Emocional em Crianças, a Escala de
Avaliação de Satisfação e Segurança e o Emotional Regulation Checklist. Os resultados
indicaram não haver diferenças significativas entre os grupos de favela e não-favela em
relação às crenças parentais e à regulação emocional infantil. No entanto, as mães
residentes em favela apresentaram menores médias de satisfação e segurança no bairro
quando comparadas às mães não residentes em favela. Além disso, foram encontradas
correlações entre as crenças das mães sobre as próprias emoções e crenças sobre as
emoções da criança e entre a avaliação de satisfação e segurança no bairro e a regulação
emocional infantil. Tais resultados fornecem evidências sobre a importância do contexto
no desenvolvimento da regulação emocional e elucida aspectos importantes para a
promoção da saúde emocional infantil.
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |