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Título: PARENTALIDADE EM CONTEXTOS DISTINTOS: CRENÇAS PARENTAIS E REGULAÇÃO EMOCIONAL INFANTIL
Autor: LETICIA OLIVEIRA DA SILVA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  LUCIANA FONTES PESSOA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 58632
Catalogação:  18/04/2022 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=58632@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=58632@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.58632

Resumo:
Orientadas por modelos culturais, as crenças parentais funcionam como importantes organizadores para o repertório de práticas utilizado por pais na interação com seus filhos. No que diz respeito às emoções, estudos apontam o quanto tais crenças e práticas podem impactar o desenvolvimento socioemocional infantil. Além disso, pesquisas sugerem que um ambiente físico e social favorável desempenha papel fundamental em relação a esse desenvolvimento. Nesse sentido, contextos vulnerabilizados pela violência podem influenciar modelos culturais, o que pode repercurtir nas crenças parentais e nas competências emocionais infantis. Considerando o contexto da cidade do Rio de Janeiro, registros do Instituto de Segurança Pública apontam o quanto os índices de violência vêm apresentando números alarmantes. Visto isso, o presente estudo tem por objetivo investigar as relações entre crenças parentais sobre a emoção e a regulação emocional infantil em diferentes territórios da cidade, considerando a avaliação de segurança e satisfação no bairro. Para tal, participaram do estudo 40 mães da cidade do Rio de Janeiro, com filho(a) com idade entre 8 e 11 anos. Entre elas, 24 eram habitantes de territórios de favela e 16 habitantes de não-favelas. Foi utilizado um questionário sociodemográfico, a Escala de Crenças sobre Emoções, a Escala de Crenças Parentais sobre Competência Emocional em Crianças, a Escala de Avaliação de Satisfação e Segurança e o Emotional Regulation Checklist. Os resultados indicaram não haver diferenças significativas entre os grupos de favela e não-favela em relação às crenças parentais e à regulação emocional infantil. No entanto, as mães residentes em favela apresentaram menores médias de satisfação e segurança no bairro quando comparadas às mães não residentes em favela. Além disso, foram encontradas correlações entre as crenças das mães sobre as próprias emoções e crenças sobre as emoções da criança e entre a avaliação de satisfação e segurança no bairro e a regulação emocional infantil. Tais resultados fornecem evidências sobre a importância do contexto no desenvolvimento da regulação emocional e elucida aspectos importantes para a promoção da saúde emocional infantil.

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