XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: SOCED Autor: ZAIA BRANDAO
Instituição: -
Colaborador(es):
-
Nº do Conteudo: 5861
Catalogação: 06/01/2005 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: RELATÓRIO DE PESQUISA
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=5861@1
Resumo:
Título: SOCED Autor: ZAIA BRANDAO
Nº do Conteudo: 5861
Catalogação: 06/01/2005 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: RELATÓRIO DE PESQUISA
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=5861@1
Resumo:
Este relatório apresenta os resultados da pesquisa A
escolarização das elites. Rendimento escolar do mundo
natal. A pesquisa faz parte do programa de investigação do
SOCED/Departamento de Educação da PUC-Rio. Desenvolvida em
duas escolas de prestígio da cidade do Rio de Janeiro, a
pesquisa procurou articular as perspectivas micro e macro
social. Numa primeira etapa as observações em salas de
aula e umas poucas entrevistas exploratórias serviram
de base para o desenho de uma segunda etapa da
investigação centrada em um survey. Este, composto de três
questionários - alunos, pais e professores - foi aplicado
nas turmas de 8ªs séries nas duas escolas. Os resultados
da investigação permitiram traçar algumas características
das estratégias combinadas famíliasescolas que garantem
trajetórias escolares, principalmente exitosas, que por sua
vez garantem as representações sociais sobre a qualidade
dessas escolas. Práticas culturais das famílias e dos
jovens indicam um forte componente de capital
informacional na estrutura do capital cultural da
clientela (pais e alunos), assim como a tendência, já
assinalada por outros pesquisadores, de
internacionalização das elites. As características do
corpo docente indicam um grupo bastante experiente e
estável nessas escolas, e com salários bem acima da média
do seu grupo profissional. O SOCED, dando continuidade a
este programa de investigação, ampliou a amostra para 10
escolas, incorporando a partir de 2004, entre outras,
escolas de prestígio do setor público. Nessa continuidade
da pesquisa (2004/2007) retomaremos abordagens mais
qualitativas, sempre na perspectiva de construir ângulos
de observação que se aproximem da interlocução com os
dados mais gerais obtidos pelo survey. Algumas das análises
que constam deste relatório sobre as famílias, professores
e alunos foram apresentadas em seminários nacionais e
internacionais, outras estão na forma de pré print e serão
retomadas para publicação. Em anexo, os leitores
encontrarão a revisão técnica dos questionários que
compõem o atual survey, as tabelas descritivas do banco de
dados e mini-currículos dos membros da equipe do SOCED.
Descrição | Arquivo |
CAPA, RESUMO E SUMÁRIO | |
CAPÍTULOS 1, 2 E 3 | |
CAPÍTULO 4 | |
CAPÍTULO 4 (CONTINUAÇÃO) | |
ANEXOS | |
ANEXOS (CONTINUAÇÃO) | |
ANEXOS (CONTINUAÇÃO) | |
ANEXOS (CONTINUAÇÃO) |