$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas |



Título: SOCED
Autor: ZAIA BRANDAO
Instituição:  -
Colaborador(es):  -
Nº do Conteudo: 5861
Catalogação:  06/01/2005 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  RELATÓRIO DE PESQUISA
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=5861@1

Resumo:
Este relatório apresenta os resultados da pesquisa A escolarização das elites. Rendimento escolar do mundo natal. A pesquisa faz parte do programa de investigação do SOCED/Departamento de Educação da PUC-Rio. Desenvolvida em duas escolas de prestígio da cidade do Rio de Janeiro, a pesquisa procurou articular as perspectivas micro e macro social. Numa primeira etapa as observações em salas de aula e umas poucas entrevistas exploratórias serviram de base para o desenho de uma segunda etapa da investigação centrada em um survey. Este, composto de três questionários - alunos, pais e professores - foi aplicado nas turmas de 8ªs séries nas duas escolas. Os resultados da investigação permitiram traçar algumas características das estratégias combinadas famíliasescolas que garantem trajetórias escolares, principalmente exitosas, que por sua vez garantem as representações sociais sobre a qualidade dessas escolas. Práticas culturais das famílias e dos jovens indicam um forte componente de capital informacional na estrutura do capital cultural da clientela (pais e alunos), assim como a tendência, já assinalada por outros pesquisadores, de internacionalização das elites. As características do corpo docente indicam um grupo bastante experiente e estável nessas escolas, e com salários bem acima da média do seu grupo profissional. O SOCED, dando continuidade a este programa de investigação, ampliou a amostra para 10 escolas, incorporando a partir de 2004, entre outras, escolas de prestígio do setor público. Nessa continuidade da pesquisa (2004/2007) retomaremos abordagens mais qualitativas, sempre na perspectiva de construir ângulos de observação que se aproximem da interlocução com os dados mais gerais obtidos pelo survey. Algumas das análises que constam deste relatório sobre as famílias, professores e alunos foram apresentadas em seminários nacionais e internacionais, outras estão na forma de pré print e serão retomadas para publicação. Em anexo, os leitores encontrarão a revisão técnica dos questionários que compõem o atual survey, as tabelas descritivas do banco de dados e mini-currículos dos membros da equipe do SOCED.

Descrição Arquivo
CAPA, RESUMO E SUMÁRIO  PDF
CAPÍTULOS 1, 2 E 3  PDF
CAPÍTULO 4  PDF
CAPÍTULO 4 (CONTINUAÇÃO)  PDF
ANEXOS  PDF
ANEXOS (CONTINUAÇÃO)  PDF
ANEXOS (CONTINUAÇÃO)  PDF
ANEXOS (CONTINUAÇÃO)  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui