XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: THE METAPHOR IN CONSTRUCTION OF COMPREHENSION BY CHILD WITH MODERATE HEARING LOSS Autor: KATIA MARIA GOMES DE ALBUQUERQUE
Instituição: UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO - UNICAP
Colaborador(es):
VIRGINIA COLARES SOARES FIGUEIREDO ALVES - ADVISOR
Nº do Conteudo: 5759
Catalogação: 03/12/2004 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=5759@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=5759@2
Resumo:
Título: THE METAPHOR IN CONSTRUCTION OF COMPREHENSION BY CHILD WITH MODERATE HEARING LOSS Autor: KATIA MARIA GOMES DE ALBUQUERQUE
Nº do Conteudo: 5759
Catalogação: 03/12/2004 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=5759@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=5759@2
Resumo:
This study analyses metaphor comprehension by children with
moderate hearing loss, individuais who are located at an
intermediate zone between listeners and more severely deaf
children. They recognize themselves as speakers and
Iisteners, although their oral language acquisition
channel -the articulate-acoustic -has a receptive
limitation. 80, there are some concerns such as: if the
limitation causes lacks on the interactive changes
oportunities that interfere on the metaphorical
comprehension. The sample consisted of two children with
moderate hearing loss, nine to twelve years-old, hearing
aids users, undergoing speech therapy and attending private
schools. The research procedure was the oral presentation
of twelve metaphors inserted in brief stories to each of
the participant, when they were questioned about the
constructed meaning of the metaphor comprehension and which
were the strategies used for such understanding.
Metaphor analysis was based on the Conceptual Metaphor
Theory by Lakoff and Johnson (1980, 2002) and it was
observed if the constructions made by the children
agreed with the meaning suggested by the utterance. We
found out, after data analysis, that the children with
moderate hearing loss, even though they are at the
age that we expect them to be able to comprehend and to
explain the metaphorical process of meaning construction,
they had difficulty with these skills. We hope that,
with this study, we can contribute to the knowledge of
these individuais with hearing loss, in their interactive
and linguistic particularities, as they are subjects that
have been little dealt with in the literature, and that we
can contribute to improving their speech therapeutic and
educacional needs.
Descrição | Arquivo |
COMPLETE |