$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC |



Título: A METÁFORA NA CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS PELA CRIANÇA COM PERDA AUDITIVA DE GRAU MODERADO
Autor: KATIA MARIA GOMES DE ALBUQUERQUE
Instituição: UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO - UNICAP
Colaborador(es):  VIRGINIA COLARES SOARES FIGUEIREDO ALVES - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 5759
Catalogação:  03/12/2004 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=5759@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=5759@2

Resumo:
Este estudo analisa a compreensão de metáforas pela criança com perda auditiva de grau moderado, indivíduo situado numa zona limítrofe entre o mundo dos ouvintes e dos surdos de grau mais severo. Ele se reconhece como falante e ouvinte, entretanto o seu canal de aquisição da língua oral -o acústico-articulatório - apresenta uma limitação receptiva. Surgem daí inquietações, como: se essa limitação acarreta perdas nas oportunidades de trocas interativas que interfiram na compreensão metafórica. A amostra foi constituída por duas crianças com perda auditiva moderada, com idade entre os nove e os doze anos, que usam próteses auditivas, recebem acompanhamento fonoaudiológico e freqüentam escolas privadas. O procedimento de pesquisa consistiu da apresentação oral de doze metáforas contextualizadas em histórias curtas a cada um dos participantes individualmente, ocasião em que foram questionados sobre o sentido construído na compreensão das metáforas e quais as estratégias realizadas nessa leitura. As metáforas foram analisadas segundo a Teoria da Metáfora Conceptual de Lakoff e Johnson (1980,2002), verificando-se se as construções realizadas pelas crianças estavam em conformidade com o sentido sugerido pelo enunciado. A análise dos dados evidencia que as crianças com perda auditiva moderada apresentam dificuldade nessas habilidades, corroborando as hipóteses da pesquisa. Esperamos, com este estudo, contribuir para o conhecimento desse indivíduo com perda auditiva, nas suas peculiaridades interativas e lingüísticas, por ser um sujeito tão pouco particularizado na literatura, e aprimorar o atendimento às suas necessidades fonoaudiológicas e educacionais.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui