$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC |



Título: ALPHABETIZATION AND LITERACY IN THE PROCESS OF SOCIALIZATION IN THE PROCESS OF SOCIALIZATION OF COMUNITARIAN LEADERSHIPS ANA LYSIS OF AN EXPERIENCE IN THE CHILD PASTORAL
Autor: FRANCISCO EDSON GARCES CARNEIRO LIRA
Instituição: UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO - UNICAP
Colaborador(es):  JUNOT CORNELIO MATOS - ADVISOR
Nº do Conteudo: 5724
Catalogação:  19/11/2004 Idioma(s):  PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo:  TEXT Subtipo:  THESIS
Natureza:  SCHOLARLY PUBLICATION
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=5724@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=5724@2

Resumo:
Alphabetization and Literacy in the perspective of a critical education urge, nowadays, as social transformation form that assures Brazilian people citizenhood full exercise. Therefore, the present research analysed the reading and the writing teaching and learning processes development in Child Pastoral, identifying the written language acquisition theories, as much as it proposes ways that would promote the communitary leaderships interactive work. These forms have their appliances in the textual genders, whether with the Child Pastoral working means or with other textual productions that have a natural tendency toward society several contexts which the Child Pastoral leaders are inserted in. The proposition is founded upon the language socio-interactionist conception and upon Paulo Freire`s approach which the pedagogical practices are carried out from reality interposition, from the pupils among themselves and with their alphabetizer, the process facilitator with well defined intentionality. We also followed Moreira`s (1992) suggestion who operates in the texts bearers in their social functions and as a way of detecting the literacy degree among the above- mentioned Pastoral pupils. The transformations will arise from the social practice, from the conscious work of those who with reaching a well determined goal whether in their Parish or in the Child Pastoral, in their work world and so on, and, thus, seeing ahcad the new times which all human being will be able to live in, with greater dignity, the well-being ideal in this world.

Descrição Arquivo
INTRODUCTION  PDF
CONCLUSION  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui