XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: ALPHABETIZATION AND LITERACY IN THE PROCESS OF SOCIALIZATION IN THE PROCESS OF SOCIALIZATION OF COMUNITARIAN LEADERSHIPS ANA LYSIS OF AN EXPERIENCE IN THE CHILD PASTORAL Autor: FRANCISCO EDSON GARCES CARNEIRO LIRA
Instituição: UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO - UNICAP
Colaborador(es):
JUNOT CORNELIO MATOS - ADVISOR
Nº do Conteudo: 5724
Catalogação: 19/11/2004 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=5724@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=5724@2
Resumo:
Título: ALPHABETIZATION AND LITERACY IN THE PROCESS OF SOCIALIZATION IN THE PROCESS OF SOCIALIZATION OF COMUNITARIAN LEADERSHIPS ANA LYSIS OF AN EXPERIENCE IN THE CHILD PASTORAL Autor: FRANCISCO EDSON GARCES CARNEIRO LIRA
Nº do Conteudo: 5724
Catalogação: 19/11/2004 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=5724@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=5724@2
Resumo:
Alphabetization and Literacy in the perspective of a
critical education urge, nowadays, as social transformation
form that assures Brazilian people citizenhood full
exercise. Therefore, the present research analysed the
reading and the writing teaching and learning processes
development in Child Pastoral, identifying the written
language acquisition theories, as much as it proposes ways
that would promote the communitary leaderships interactive
work. These forms have their appliances in the textual
genders, whether with the Child Pastoral working means or
with other textual productions that have a natural
tendency toward society several contexts which the Child
Pastoral leaders are inserted in. The proposition is
founded upon the language socio-interactionist conception
and upon Paulo Freire`s approach which the pedagogical
practices are carried out from reality interposition, from
the pupils among themselves and with their alphabetizer,
the process facilitator with well defined intentionality.
We also followed Moreira`s (1992) suggestion who operates
in the texts bearers in their social functions and as a
way of detecting the literacy degree among the above-
mentioned Pastoral pupils. The transformations will arise
from the social practice, from the conscious work of those
who with reaching a well determined goal whether in their
Parish or in the Child Pastoral, in their work world and so
on, and, thus, seeing ahcad the new times which all human
being will be able to live in, with greater dignity, the
well-being ideal in this world.
Descrição | Arquivo |
INTRODUCTION | |
CONCLUSION |