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A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: ALFABETIZACÃO E LETRAMENTO NO PROCESSO DE SOCIALIZAÇÃO DE LIDERANÇAS COMUNITÁRIAS ANÁLISE DE UMA EXPERIÊNCIA NA PASTORAL DA CRIANÇA Autor: FRANCISCO EDSON GARCES CARNEIRO LIRA
Instituição: UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO - UNICAP
Colaborador(es):
JUNOT CORNELIO MATOS - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 5724
Catalogação: 19/11/2004 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=5724@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=5724@2
Resumo:
Título: ALFABETIZACÃO E LETRAMENTO NO PROCESSO DE SOCIALIZAÇÃO DE LIDERANÇAS COMUNITÁRIAS ANÁLISE DE UMA EXPERIÊNCIA NA PASTORAL DA CRIANÇA Autor: FRANCISCO EDSON GARCES CARNEIRO LIRA
Nº do Conteudo: 5724
Catalogação: 19/11/2004 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=5724@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=5724@2
Resumo:
A alfabetização e o letramento na perspectiva de uma
educação crítica deverão conduzir a uma transformação
social que garanta o pleno exercício da cidadania do povo
brasileiro. Por isso, a presente Pesquisa analisa o
desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem da
leitura e da escrita na Pastoral da Criança - P.C.,
identificando as teorias de desenvolvimento da linguagem
escrita e da leitura, enquanto propõe formas que
favoreçam ao trabalho interativo de lideranças
comunitárias. Essas formas têm sua aplicação nos gêneros
textuais, seja com os instrumentos de trabalho da
Pastoral da Criança ou com outras produções textuais que
gravitam nos diversos contextos da sociedade onde estão
inseridos os líderes da Pastoral da Criança. A proposta
baseia-se na concepção sócio-interacionista de língua e
na abordagem de Paulo Freire em que as práticas
pedagógicas são vivenciadas a partir da mediação da
realidade, dos alunos entre si e com o seu
alfabetizador, facilitador do processo com
intencionalidade bem definida. Utilizamos, ainda, a
sugestão de Moreira (1992) que trabalha os portadores de
textos nas suas funções sociais, como forma de detectar o
grau de letramento entre os alunos da referida Pastoral.
A vontade de transformação nasce da prática social, do
trabalho consciente daqueles que desejam atingir um
objetivo bem determinado seja na paróquia, na Pastoral da
Criança, no mundo do trabalho etc. e, assim, vislumbrar
os novos tempos em que todo ser humano viva, com maior
dignidade, ao ideal de estar no mundo.
Descrição | Arquivo |
INTRODUÇÃO | |
CONCLUSÃO | |
PRÉ-TEXTUAIS |