$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC | MARC |



Título: EL SUEÑO DE LA RAZÓN PRODUCE MONSTRUOS: VIAGEM INSÓLITA NO UNIVERSO DA DRAMATURGIA EM DANÇA/ PERFORMANCE
Autor: HAROLDO ANDRÉ GARCIA DE OLIVEIRA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  ANA PAULA VEIGA KIFFER - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 57141
Catalogação:  24/01/2022 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=57141@1
Referência [es]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=57141@4
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.57141

Resumo:
Esta tese de doutorado visa investigar determinados aspectos estéticos e estruturais presentes em produções artísticas que abordam a temática da identidade trans, num atravessamento com questões de raça e classe social. As reflexões teórico-críticas de intelectuais como Paul Preciado e bell hooks fundamentam a discussão acerca dos sistemas de opressão que atuam sobre o convívio dos corpos considerados dissidentes no imaginário de construção, mas também de sua circulação nas cidades. Para isso, esta tese toma um conjunto heterogêneo de figuras monstruosas como a sereia, o anão e o fantasma para questionar as definições de humanidade e a experiência artístico-sensível do exílio através da vivência no processo laboratorial de criação realizado pelo Projeto Genus Radix (numa iniciativa do Museu Nacional Centro de Artes Reina Sofía). No itinerário que atravessou essa pesquisa e esse pesquisador - Argentina, Brasil e Espanha -, atua a metáfora do monstro como um disparador de questões vinculadas à arte e à vida, que instiga a reflexão sobre uma humanidade por vir. As reverberações das histórias dos personagens conceituais e reais elencados nesta pesquisa visam delinear e ressaltar especificidades que corroboram para a construção de uma narrativa estética e/ou performática que suscita a sobrevivência de novas formas de vida num espaço comum.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui