$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC |



Título: SISTEMAS AGROFLORESTAIS UMA PROPOSTA PARA A PRODUÇÃO DA PAISAGEM SUSTENTÁVEL: ESTAÇÃO EXPERIMENTAL SÍTIO ABAETETUBA, TOCA DA ONÇA, LUMIAR, NOVA FRIBURGO – RJ
Autor: GUILHERME LUSTOSA LESSA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  MARCELO MOTTA DE FREITAS - ORIENTADOR
ANA VALERIA FREIRE ALLEMAO BERTOLINO - COORIENTADOR

Nº do Conteudo: 56620
Catalogação:  17/12/2021 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=56620@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=56620@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.56620

Resumo:
O estudo tem como objetivo avaliar a potencialidade dos SAFs na produção da paisagem sustentável a partir da abordagem sistêmica, sendo desenvolvido no Sítio Abaetetuba localizado na sub-bacia do Córrego das Paineiras, Toca da Onça, Lumiar, Nova Friburgo, Rio de Janeiro. Foram comparados diferentes usos cobertura encontrados no Sítio: Floresta, Pasto, Pousio e Sistema Agroflorestal (SAF). A quantificação da erosão foi realizada através de parcelas do tipo Gerlach com uma área de 20m2. Foram instalados três pluviômetros artesanais em área aberta para obtenção da média total de pluviosidade efetiva e três no entorno de cada parcela. Para análise das propriedades físicas e químicas do solo utilizou-se amostras indeformadas e deformadas, cinco em cada profundidade (0 – 5 e 5 – 10 cm), verificando-se a granulometria, a porosidade total, macroporosidade, microporosidade e densidade aparente (DAP), Ph, Soma de Bases e Saturação por Alumínio. A erosão superficial foi baixa, sendo maior na Floresta e Pasto do que no Pousio e SAF. A granulometria apresentou predominância de areia. A porosidade total foi alta, com maiores resultados da microporosidade correlacionada a macroporosidade nos usos e profundidades. O DAP apresentou-se menor para pasto e floresta com aumento da profundidade, no pousio e SAF houve aumento na ampliação da profundidade. O Ph em todos os usos apresentou-se ácido, refletindo uma baixa soma de bases e maior saturação de alumínio. Os manejos de SAF e Pousio apresentaram maior eficiência do que Floresta e Pasto para a manutenção da estabilidade da paisagem e como consequência para sua sustentabilidade.

Descrição Arquivo
CAPA, DEDICATÓRIA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO, LISTAS, EPÍGRAFE  PDF
CAPÍTULO 1  PDF
CAPÍTULO 2  PDF
CAPÍTULO 3  PDF
CAPÍTULO 4  PDF
CAPÍTULO 5  PDF
CAPÍTULO 6  PDF
CAPÍTULO 7  PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui