$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC | MARC |



Título: RUMO A CUSTOMIZAÇÃO NA DETECÇÃO DE SMELL E NA REFATORAÇÃO
Autor: DANIEL TENORIO MARTINS DE OLIVEIRA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  ALESSANDRO FABRICIO GARCIA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 56525
Catalogação:  10/12/2021 Idioma(s):  INGLÊS - ESTADOS UNIDOS
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=56525@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=56525@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.56525

Resumo:
Code smells são estruturas pobres que prejudicam a manutenção do sistema. Sendo assim, code smells devem ser detectados e removidos, através de refatoração, no começo do ciclo de vida do software. Refatoração consiste em modificações no código que visam melhorar a manutenção do software, removendo ou mitigando estruturas pobres. Contudo, as estratégias de detecção e refatoração de smells são subjetivas. Isto é, desenvolvedores trabalhando no mesmo sistema podem divergir acerca da existência de um smell. Essa divergência é influenciada pelo conhecimento do desenvolvedor, incluindo o design do sistema e o código analisado. Como consequência, essa divergência afeta também a aplicação das refatorações. Assim, é preciso customizar a detecção de smell e refatoração a partir do conhecimento dos desenvolvedores. Afinal, o desenvolvedor é quem confirma a nocividade de um smell e define como refatorá-lo. Para isso, decompomos nossa pesquisa em 3 passos: (i) como customizar estratégias de detecção de smells?, (ii) se e com que frequência os desenvolvedores customizam suas refatorações? e (iii) como dar suporte a customização de refatoração?. No primeiro passo avaliamos as técnicas de aprendizagem de máquina quanto a capacidade de customizar sua detecção para cada desenvolvedor. Segundo, nós investigamos como desenvolvedores customizam refatorações, analisando suas modificações de código enquanto aplicam certos tipos de refatoração. Além disso, nós também discutimos como essas customizações estão relacionadas com a inserção, remoção ou mitigação de smells e se são apoiados pelo Eclipse. Terceiro, nós propusemos uma abordagem que permite a aplicação de refatorações customizadas. Nossos resultados indicaram que as técnicas de aprendizagem de máquina são capazes de capturar o conhecimento do desenvolvedor e obter alta acurácia detectando smells. Além disso, desenvolvedores frequentemente customizam refatorações que não são totalmente suportadas pelo Eclipse. Para piorar, customizações complexas, geralmente manuais, tendem a reduzir o efeito positivo da refatoração. Portanto, nossos resultados servem como base para melhorar o suporte de ferramentas: a (i) detecção customizada de smells, levando em consideração o conhecimento do desenvolvedor e (ii) a aplicação de refatoração customizada.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui