XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: O PERFIL DOS DIRETORES DA ESCOLA FUNDAMENTAL E SEUS ESTILOS DE GESTÃO: UM ESTUDO A PARTIR DO SAEB 2001 Autor: FRANCISCO CARLOS GOMES
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
ALICIA MARIA CATALANO DE BONAMINO - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 5588
Catalogação: 18/10/2004 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=5588&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=5588&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.5588
Resumo:
Título: O PERFIL DOS DIRETORES DA ESCOLA FUNDAMENTAL E SEUS ESTILOS DE GESTÃO: UM ESTUDO A PARTIR DO SAEB 2001 Autor: FRANCISCO CARLOS GOMES
Nº do Conteudo: 5588
Catalogação: 18/10/2004 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=5588&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=5588&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.5588
Resumo:
A política educacional brasileira tem propiciado a
descentralização da educação entre as diferentes instâncias
político-administrativas do Estado, e esta descentralização
está sendo concretizada por meio de reformas em nível do
sistema educacional e da escola. A descentralização
administrativa, pedagógica e financeira da educação
fundamental pública e a concessão de uma maior autonomia à
escola trazem à tona o papel dos diretores de escola,
responsáveis diretos pela condução da gestão escolar neste
novo contexto. É nesse cenário que este estudo visa a
contribuir para o conhecimento do perfil dos diretores da
escola fundamental e dos estilos de gestão escolar
prevalecentes no Brasil e no Estado do Rio de Janeiro, a
partir de dados apresentados pelo Saeb 2001. Para tanto, a
pesquisa levou em conta as principais contribuições da
literatura nacional e internacional, atual sobre o tema, à
luz das quais procurou compreender como os questionários do
diretor e do professor do Saeb 2001 consideram esta
literatura para captar as características dos diretores
deste grau de ensino. A caracterização dos estilos de
gestão e do perfil dos diretores dos alunos matriculados na
4ª série do Ensino Fundamental foi traçado com base nas
informações coletadas por estes questionários, utilizando-
se parcela da literatura educacional para abordar questões
que se revelaram relevantes.
Descrição | Arquivo |
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS |
PDF ![]() |
INTRODUÇÃO |
PDF ![]() |
CAPÍTULO 1 |
PDF ![]() |
CAPÍTULO 2 |
PDF ![]() |
CAPÍTULO 3 |
PDF ![]() |
CONCLUSÃO |
PDF ![]() |
BIBLIOGRAFIA E ANEXOS |
PDF ![]() |