XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: THE CHARACTERISTICS OF ELEMENTARY SCHOOL DIRECTORS AND THEIR ADMINISTRATIVE STYLES: A STUDY USING THE SAEB 2001 Autor: FRANCISCO CARLOS GOMES
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
ALICIA MARIA CATALANO DE BONAMINO - ADVISOR
Nº do Conteudo: 5588
Catalogação: 18/10/2004 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=5588&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=5588&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.5588
Resumo:
Título: THE CHARACTERISTICS OF ELEMENTARY SCHOOL DIRECTORS AND THEIR ADMINISTRATIVE STYLES: A STUDY USING THE SAEB 2001 Autor: FRANCISCO CARLOS GOMES
Nº do Conteudo: 5588
Catalogação: 18/10/2004 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=5588&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=5588&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.5588
Resumo:
Brazilian educational politics propitiates the
decentralization of education among different political-
administrative instances. This decentralization is being
accomplished through reforms in the educational system and
at school level. The administrative, pedagogic and
financial decentralization in public fundamental education
and the concession of greater autonomy to schools lead to a
discussion about the role of directors, who are nowadays
the persons directly responsible for school administration.
In this new scenery the present study intends to contribute
to the comprehension of the characteristics of fundamental
school directors and of predominant administrative styles
in Brasil and specifically in Rio de Janeiro state. The
research is based on information presented in Saeb 2001. In
order to achieve this objective the research considered the
main contributions of current national and international
literature about the subject. The aim was to understand how
the director and the teacher questionnaires in Saeb 2001
take into consideration this literature in order to
identify the characteristics of fundamental school
directors. Part of educational literature was used to
examine important aspects of the information collected
through the questionnaires, leading to important
conclusions about administrative styles and the
characteristics of fourth grade directors.
Descrição | Arquivo |
COVER, ACKNOWLEDGEMENTS, RESUMO, ABSTRACT, SUMMARY AND LISTS | |
INTRODUCTION | |
CHAPTER 1 | |
CHAPTER 2 | |
CHAPTER 3 | |
CONCLUSION | |
BIBLIOGRAPHY AND ANNEX |