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Coleção Digital
Título: ISTO NÃO É UMA PERFORMANCE, É UM CAMINHO: OS CURSOS DE ROLAND BARTHES NO COLLÈGE DE FRANCE Autor: ANA CRISTINA BARTOLO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
LUIZ CAMILLO DOLABELLA PORTELLA OSORIO DE ALMEIDA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 55783
Catalogação: 09/11/2021 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=55783@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=55783@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.55783
Resumo:
Título: ISTO NÃO É UMA PERFORMANCE, É UM CAMINHO: OS CURSOS DE ROLAND BARTHES NO COLLÈGE DE FRANCE Autor: ANA CRISTINA BARTOLO
Nº do Conteudo: 55783
Catalogação: 09/11/2021 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=55783@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=55783@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.55783
Resumo:
A tese tem como objeto os cursos ministrados por Roland Barthes no
Collège de France (1977-1980) tomando como guia a enunciação barthesiana,
explicitada no título desta pesquisa, de que estes cursos são por ele
experimentados como um caminho associado à palavra chinesa Tao (cf. Barthes:
protocolo da colheita). Esta concepção de caminho se oferece a Barthes como
uma metodologia para a realização de uma nova prática de escritura que ele
intitula como Romance. Na tese, a observação projetiva deste suposto método em
operação é designada em termos de um mal-estar do método. Essa terminologia se
justifica a partir de outra enunciação pessoal, esta proferida em Cerisy-la-Salle
(1977), em que Barthes defende que a paixão do medo tenha o valor de método
pois dela parte um caminho iniciático. Em outro eixo de desenvolvimento da
pesquisa, há a simulação de uma poética do tempo que faz para corresponder a
uma virada na naturalidade que Barthes designa como uma terceira volta do
parafuso e que no curso A preparação do romance I está vinculada à prática do
haicai. E, por fim, em um último eixo de abordagem, os cursos são trabalhados na
perspectiva de um manual de escritura para destacar uma pedagogia suscitada
pelo próprio texto barthesiano, ou ainda, pela singularidade de uma escrita que
explicita seus procedimentos em um duplo registro: um dizer crítico-reflexivo
associado a um mostrar poético-performativo. Nesse registro há uma reunião de
considerações barthesianas relacionadas aos atos de abordar, anotar, apontar,
burlar, captar, classificar, comentar, definir, descrever, escutar, fichar, flutuar,
interpretar, observar etc. Barthes diz que um ponto de fuga do Curso seria a
realização de um romance: passar da preparação para uma práxis de escritura.
Mon Roland. Mon Roman. E, aqui, o retorno em espiral à problemática inicial do
curso A preparação do romance I: como passar da anotação ao romance, do
descontínuo ao fluxo, do fragmento ao não-fragmento. Ou ainda: como escrever
um romance?
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